segunda-feira, janeiro 24, 2011

Alckmin ‘herda’ R$ 307 mi em contas de publicidade


O governo Geraldo Alckmin (PSDB) herdou da gestão dos também tucanos José Serra e Alberto Goldman 22 contas de publicidade que somam R$ 307,6 milhões, o equivalente a seis vezes o orçamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência. São contratos assinados desde 2008 pela extinta Secretaria de Comunicação (Secom) – hoje subsecretaria –, por oito empresas, duas fundações e uma autarquia e que foram prorrogados no fim do ano passado. A maior parte vigora ao menos até maio. Antes da posse, Alckmin já havia criticado reservadamente os gastos com propaganda da gestão anterior. Em 2009, por exemplo, foram R$ 311 milhões, valor recorde. No sábado, o tucano publicou decreto remanejando R$ 24 milhões do orçamento de comunicação para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), para desassorear a calha do Rio Tietê. Alckmin já havia anunciado ainda a revisão de todos os contratos, mas o governo informou que não há nenhuma decisão sobre redução ou cancelamento das campanhas. Só a Lua Branca Propaganda, agência de Luiz Gonzalez, marqueteiro das campanhas de Alckmin ao governo e de Serra à Presidência em 2010, teve prorrogados três contas semestrais no valor total de R$ 87,6 milhões. Duas delas (de R$ 34,6 milhões e R$ 17 milhões) são com a Secom, para as campanhas da Nota Fiscal Paulista, Lei Antifumo e do mínimo paulista, entre outras, e uma com a Dersa (R$ 36 milhões), estatal responsável pelo trecho sul do Rodoanel e pela ampliação da Marginal do Tietê. Com exceção da Secom, que concentra R$ 105 milhões em quatro contratos de propaganda direcionados para as pastas da Saúde, Educação e Fazenda, a Dersa é o órgão do governo que mais investe em ações de marketing. Além da conta da Lua Branca, a empresa também prorrogou até maio a contratação da DPZ Propaganda no valor de R$ 17,5 milhões, totalizando R$ 53,5 milhões. Ambos têm duração de seis meses. Em seguida vem a Sabesp. A estatal do saneamento também tem duas contas de publicidade semestrais que somam R$ 43,7 milhões e que foram estendidas até junho. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), terceira na lista, também prorrogou suas três contas, que somam R$ 30 milhões. Uma delas, com a agência Propeg Comunicação, vai até outubro. A CPTM divide com o Metrô as campanhas do programa Expansão São Paulo, de ampliação das linhas de trem e metrô e de compra de novas composições. A empresa estendeu três contratos, que somam R$ 28,1 milhões. O maior deles (R$ 12,8 milhões) é com a Duda Propaganda, agência do marqueteiro Duda Mendonça, réu no processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF). Fundações e autarquias
Não são apenas as grandes estatais que investem em propaganda. A Fundação Florestal, por exemplo, órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente, tem uma conta semestral de R$ 5 milhões que vigora até fevereiro e pode renovada por mais seis meses. A Fundação Casa (antiga Febem) tem contrato de publicidade de R$ 300 mil que vai até junho. Já a Artesp, agência reguladora do transporte rodoviário, tem contrato até 17 de março com agência White Propaganda. A conta de seis meses é de R$ 10 milhões e também pode ser prorrogada novamente conforme a legislação.
Informações Jornal da Tarde - Fabio Leite.

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