quinta-feira, janeiro 06, 2011

CRÍTICA/TV e internet, debate renovado

As pessoas estão assistindo mais a conteúdo de TV via internet (principalmente baixando programação ilegalmente) do que no aparelho convencional? Segundo uma pesquisa da Nielsen publicada no “The New York Times” essa semana, não. Os americanos viram mais TV do que nunca em 2010. Além disso, a pirataria existe e continua bem disposta, mas perdeu um pouco a força graças a serviços como o Hulu e o Netflix. Cada espectador nos EUA gastou 34 horas semanais em frente à TV, 1% a mais que no ano anterior.
Outros dados da pesquisa merecem atenção: apesar de o número de downloads via BitTorrent continuar aumentando, isso já não acontece na mesma proporção que no passado. As séries “Hawaii five-0”, “Blue bloods”, “The walking dead” e “Mike & Molly” (foto) estão entre os campeões de audiência da TV convencional. Elas sofreram com a pirataria, sem, um arrasa-quarteirão. Nem tudo são flores, vale ressalvar: apesar desta queda, mais pessoas assistiram a “Heroes” e a “Dexter” baixados que na televisão.
São dois assuntos diferentes, mas, agora que o “Big Brother 11” está para estrear, vale lembrar que a internet tem outras possíveis apropriações que eventualmente podem ajudar a televisão. É o que acontece com este programa. Trata-se da única atração brasileira até hoje a conseguir uma perfeita interseção entre mídias, fazendo com que uma potencialize a outra, sem perdedores. E ainda carrega internautas para a televisão.

Dois em um
Guilherme Weber vai se desdobrar em janeiro. Ele estará em cartaz simultaneamente com duas peças. E na TV, fará “Lara com Z”, seriado de Aguinaldo Silva, dirigido por Wolf Maya.

Dercy Gonçalves será tema de série
Ainda ocupada com “Ti-ti-ti”, Maria Adelaide Amaral já tem uma outra tarefa para este ano: ela vai escrever uma microssérie sobreDercy Gonçalves. A produção —nos moldes de “Dalva e Herivelto”, também dela —deverá ir ao ar na primeira semana de janeiro de 2012 na Globo.

Não é aposentadoria
Fontes ligadas a Silvio Santos dizem que suas filhas Daniela e Patrícia vêm insistindo para que ele se dedique apenas a apresentar seu programa. E contrate um profissional para a direção artística do SBT.

...E mais
Silvio estaria finalmente tendendo a achar que as filhas têm razão. Enquanto isso, no SBT há apresentadores insatisfeitos com as renegociações salariais e dos termos de seus contratos.

Fica
Felipe Andreolli queria um programa esportivo para renovar contrato. Mas não foi desta vez. Ele renovou com o “CQC” echegou agravar um piloto apresentando o “Band esporte clube”, mas não rolou.
.
Audiência 1
Estreia de anteontem na Record, a minissérie bíblica “Sansão e Dalila” teve média de 12 pontos (foi ao ar entre 23h07m e 0h03m). A crítica completa você lê domingo, na coluna da “Revista da TV”.

Audiência 2
Anteontem,“Malhação” alcançou o melhor índice da temporada: 25 pontos. “Araguaia” bateu seu recorde com 29 pontos. O “Jornal Nacional” teve 40 e “Passione”, 46 pontos, mesma audiência do dia 27 de dezembro,com a morte de Totó.

Outro palco
Depois de participar do reality da Record “A fazenda 3”, Nany People vai se apresentar pela primeira vez no Rio no teatro. Ela estreia ainda esta semana a stand up comedy “Então...Deu no que deu”.

Nota 10
Para as cenas de Julia Lemmertz e Lima Duarte em "Araguaia", novela das 18h. Os diálogos cheios de ameaças e ódio não-explícito estão muito bons e os atores vêm fazendo jus ao trabalho de Walther Negrão.

Nota 0
Para o alentado debate no "Programa Amaury Jr." sobre a altura de vários atores de cinema. Quem viu teve a oportunidade de ouro de ficar sabendo a centimetragem de Brad Pitt e Tom Cruise, entre outros. Edificante mesmo. (Patrícia Kogut)

Nenhum comentário: