SESSÃO DA TARDE
16h15 Globo - O Diário da Princesa
(The Princess Diaries, EUA, 2001)
Direção: Garry Marshall
Elenco: Julie Andrews, Anne Hathaway, Hector Elizondo, Heather Matarazzo, Mandy Moore, Caroline Goodall
Sinopse: Mia (Anne Hathaway) é uma garota de 15 anos que vive com sua mãe (Caroline Goodall) em Manhattan e repentinamente descobre que seu pai é na verdade o Príncipe de Genovia, um pequeno país europeu. Ela recebe então a visita de sua avó recém-descoberta (Julie Andrews), que passa a lhe dar aulas de etiqueta, ensinando-a como se deve portar uma princesa. Mas quando se aproxima a data de seu aniversário ela precisa definir que caminho pretende tomar em sua vida: tornar-se uma princesa e se mudar para Genovia ou permencer em Manhattan morando com sua mãe.
CINEMA EM CASA
17h30 SBT - O Desafio
(The Challenge, EUA, 2003) - Feito para a TV
Direção: Craig Shapiro
Elenco: Mary Kate Olsen, Ashley Olsen, Brian Skala, Lukas Behnken, Sera Bastian, Joe Michael Burke, entre outros
Sinopse: Desafio é um programa de TV que proporciona aos estudantes uma bolsa para a universidade por meio de uma competição de conhecimento e resistência. Max, diretor do programa, precisa de um diferencial para esta nova edição. E Marcos, o estagiário do programa, encontra entre as fitas enviadas pelos participantes duas gêmeas, Shayne e Elizabeth, que podem ser "personagens" fortes para o show. As duas não se suportam e isso vira um prato cheio para os produtores da atração. Acreditando que as duas irão aumentar a audiência da emissora, elas são incluídas no programa. E conflitos e lições de vida mudarão a relação dessas jovens.
FESTIVAL NACIONAL
22h15 Globo - A Casa da Mãe Joana
(Brasil, 2008)
Direção: Hugo Carvana
Elenco: Pedro Cardoso, José Wilker, Paulo Betti, Claudio Marzo, Miele, Laura Cardoso, Juliana Paes, Malu Mader, Arlete Salles, Beth Goulart.
Sinopse: Quatro amigos que só pensam em curtir a vida, com grandes farras, lindas mulheres e bebidas. Mas um belo dia, eles são surpreendidos com uma notícia nada agradável, uma ação de despejo. Sem nenhuma solução imediata a turma é obrigada a pensar naquilo que mais abominam: trabalhar! A confusão está formada quando cada um busca um meio fácil de conseguir dinheiro, com o mínimo de esforço. Os dias se passam as confusões hilárias aumentam e o dinheiro não aparece...será que a situação vai piorar?
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
22h TV Cultura - A Vida dos Outros
(Das Leben Der Anderen, Alemanha, 2006)
137 min.
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck.
Elenco: Ulrich Mühe, Martina Gedeck, Ulrich Tukur, Sebastian Koch
Sinopse: Em 1984, o governo de Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos, na forma da Stasi, como é conhecida a polícia secreta.
A história se desenrola a partir da figura do capitão Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), um oficial da Stasi que recebe de seu superior, o chefe do Departamento de Cultura Anton Grubitz, interessado numa promoção, a tarefa de espionar o bem-sucedido escritor e dramaturgo Georg Dreyman (Sebastian Koch). Motivo da investigação: o Primeiro Ministro da Alemanha Oriental se interessa pela namorada do escritor, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), e deseja desacreditar o astro da cena teatral.
Wiesler e funcionários da Stasi investigam cada cômodo do apartamento de Dreyman, grampeiam o telefone e instalam várias escutas atrás dos interruptores e câmera de video na portaria do prédio.
Wiesler e um funcionário revezam-se num sistema de escalas, acompanhando cada uma das conversas e cada um dos momentos íntimos do artista, transcrevendo detalhadamente as coisas que observam, mesmo as mais banais.
Wiesler começa o filme como um oficial engajado, que até dá aulas aos recrutas da polícia secreta sobre métodos de interrogatório e padrões de comportamento a serem investigados. À medida que penetra na vida dos artistas, sua visão de mundo começa a se esfacelar. A aridez de sua própria solitária existência se torna aparente em contraste com a riqueza do mundo do dramaturgo bon vivant e de sua talentosa namorada.
Quando um artigo é publicado numa revista da Alemanha Ocidental sobre suicídios na Alemanha comunista, Wiesler se vê diante de um dilema, pois ele sabe quem escreveu o artigo mas se fizer a denúncia poderá perder a chance de reavaliar a razão de sua própria existência e suas convicções sobre o que é certo e errado.
CORUJÃO I
1h20 Globo - O Último Rei da Escócia
(The Last King of Scotland, EUA, 2006)
Direção: Kevin MacDonald
Roteiro baseado em livro de Giles Foden. Elenco: Forest Whitaker (Idi Amin); James McAvoy (Nicholas Garrigan); Gillian Anderson (Sarah Zach); Kerry Washington.
Sinopse: Escócia, 1970. Nicholas Garrigan formou-se em Medicina e poderia ter pendurado seu diploma na parede de um consultório britânico e viver uma vidinha estável e confortável. Mas Nicholas não queria isso. Seu espírito aventureiro gritou mais alto (literalmente) e na cena seguinte Nicholas estava num ônibus rumo a Mgambo, um vilarejo em Uganda, no centro-leste da África. Iria prestar serviços como "Oficial Médico Estrangeiro".
Nicholas chegou numa época conturbada politicamente naquela região. Idi Amin Dada tinha acabado de assumir o governo de Uganda derrubando com um Golpe de Estado o até então presidente Milton Obote, acusado de corrupção e enriquecimento ilícito.
O Hospital de Mgambo, com condições precárias de higiene e equipamento, disputava com as ocas dos curandeiros locais a preferência dos pacientes ugandenses, com ampla vantagem para os curandeiros.
Certo dia foi anunciada a visita de Idi Amin à Mgambo. Ele iria se apresentar como o novo presidente numa espécie de comício e saudaria a multidão. Curioso em conhecer esta figura excêntrica, Nicholas resolve prestigiar o evento.
Foi assim que Nicholas conheceu o carismático Idi Amin Dada, que em seu discurso prometeu um governo "de ações, não de palavras", disse que "apesar de usar uniforme de general era um homem simples, como cada um daquela multidão", que "iria investir em novas escolas, estradas e hospitais", e que estava "disposto a construir um país melhor, mais forte e livre".
Nicholas ficou fascinado com o estilo despojado de Amin, o que ficaria ainda mais claro num incidente ocorrido depois do comício: o Maserati presidencial atropelou uma vaca e Nicholas foi chamado para atender uma emergência médica, pois Amin teria ferido sua mão. Ao saber que o médico era escocês, Amin expressou sua admiração pela Escócia, com quem teria lutado em 1952 na batalha de Mau Mau no Quênia (Amin havia servido no exército britânico entre 1946 e 1962, quando Uganda tornou-se independente) e pediu para trocar de vestimenta com o médico, que utilizava uma camiseta de futebol com o símbolo da Escócia.
Simpatizando com Nicholas, Amin o convidou para mudar-se para a capital, Kampala, e ser o seu médico particular e de sua família, e ocasionalmente trabalhar num hospital-modelo.
Aos poucos, Nicholas se tornaria também conselheiro de Amin, e sua proximidade com o ditador o impediu por muito tempo de perceber a tempo que estava lidando com o chefe de Estado de um regime violentíssimo, vingativo e inconsequente, responsável pela morte de centenas de milhares de ugandenses, muitos por decapitação, e de uma série de arbitrariedades, como a expulsão dos asiáticos do país (indianos e paquistaneses).
CORUJÃO II
3h20 Globo - Cuidado, Ela é Francesa!
(Slap Her... She's French, EUA/Alemanha/Inglaterra, 2002)
Direção: Melanie Mayron
Elenco: Piper Perabo, Jane Mcgregor, Trent Ford, Julie White, Brandon Smith, Jesse James
Sinopse: Starla Grady é a garota mais popular da escola. Patricinha de carteirinha, líder da torcida e candidata a apresentadora de TV, ela reina absoluta. Para vencer o concurso de miss, aceita publicamente receber uma estudante francesa em sua casa, Genevieve. Recatada, a francesinha não faz sombra para Starla, mas aos poucos vai colocando seu plano em prática: tomar o lugar da garota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário