Uma equipe de pesquisadores brasileiros está envolvida no estudo de micro-orgnismos resistentes a condições extremas. O primeiro laboratório de astrobiologia do Brasil, o AstroLab, localizado em Valinhos (SP), estuda essassuperbactérias que podem ser usadas na fabricação de roupas e equipamentos para astronautas.
Já são conhecidas 40 espécies, com características bem peculiares: habilidade de sobreviver à desidratação total, à ausência de ar e a pressões até 30 vezes maiores do que as suportadas por um ser humano. A descoberta do funcionamento da Deinococus radioduran, superbactéria que resiste a até 15 mil grays (Gy) de radiação (um ser humano morre se exposto a raios de 4 Gy), poderá facilitar a difícil viagem a Marte.
Segundo Douglas Galante, astrônomo da USP à frente do projeto, esses organismos, possivelmente, chegaram a Terra oriundos de outros planetas através de cometas e meteoros. O laboratório propiciará torturar esses micro-organismos, a fim de descobrir até onde eles resistem e como fazem isso.
(Via Revista Galileu e Site Terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário