sábado, janeiro 01, 2011

No campeonato das TVs promessa de briga acirrada... Pelo terceiro lugar

O mercado da bola vive sempre, em todo começo de temporada, o seu momento mais agitado, com todas as equipes tentando se reforçar, na medida do possível, para as diversas disputas que têm pela frente.
No campeonato das nossas TVs não é muito diferente. Este também é visto como o período propício para se montar os melhores times e as programações mais competitivas.
Se no caso do futebol até uma certa lógica de uns tempos para cá passou a existir, na televisão as “zebras” também vão se tornando cada vez mais raras. Difícil imaginar alguma coisa diferente que o atual panorama: a Globo --consolidando-se na liderança-- ou a Record abrindo certa distância sobre as demais concorrentes. O campeão e o vice são conhecidos antecipadamente.
A briga pelo 3º lugar, pelo menos em tempos mais próximos, é a que promete maiores emoções. Por aí se vê um SBT cambaleante, tentando administrar as suas crises, contra a entusiasmada Bandeirantes em pleno crescimento no Prime Time.
Impossível fazer agora qualquer prognóstico de qual das duas vai chegar melhor ao fim de mais essa temporada.

Triângulo
Em “Cordel Encantado”, próxima novela das seis, na Globo, Cauã Reymond será disputado por Nathalia Dill e Bianca Bin.
Nathalia, vale informar, não será vilã na história, apenas a antagonista amorosa. Fará uma jovem do bem, que se apaixona pelo protagonista e vai disputá-lo com a personagem de Bianca Bin.

O mistério
Mas tem o seguinte: Nathalia Dill vem de duas novelas no horário das 18 horas, “Paraíso” e “Escrito nas Estrelas”. Nesta última, escrita por Elizabeth Jhin, ganhou pontos importantes na Globo e sua passagem para o horário nobre já era comemorada. Um salto merecido.
O próprio Aguinaldo Silva chegou a anunciar sua presença em “Fina Estampa”. Mas alguma coisa aconteceu e os planos se alteraram. Nathalia Dill, uma vez mais, fará outra novela das seis. Como explicar?

Filmes na TV
A exemplo de outras temporadas, e também nesta que se inicia hoje, Globo, Record e SBT terão grandes sucessos do cinema na programação. E tudo em função das milionárias parcerias com grandes distribuidoras internacionais.
Pela ordem: Disney, Universal e Warner.

Outra vez
Alexandre Pires volta a priorizar a sua carreira internacional. Em junho, ele vai gravar o “Acústico MTV” em espanhol. Só resta definir o local de gravação, se será em Nova York, Miami ou Porto Rico.
O DVD contará com participações de Shakira, Juanes, Emilio Estefan e Carlos Santana.

Retomada
Gugu Liberato deve voltar com programa, ao vivo, na Record, no próximo dia 16. E ainda repercutindo a última “Fazenda”. Bem antes que o “Domingão do Faustão”, que deve seguir com gravações até o fim do mês.

Economia
Não estão previstas contratações para a nova temporada de “A Praça é Nossa”, no SBT. Carlos Alberto de Nóbrega vai ter que apostar no grupo atual e, principalmente, no carisma de Jorge Loredo, o Zé Bonitinho.
Um artista que, diga-se de passagem, nunca foi valorizado como deveria pela sua emissora.

Esticada
Conforme divulgado pela Record, a minissérie “Sansão e Dalila”, com estreia para o dia 4, terá 18 capítulos.
A produção, gravada em Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio de Janeiro, dá a Mel Lisboa uma nova –e grande– oportunidade na televisão.

Fábrica de esperanças
Autores de novelas, aqueles que decepcionaram ou não em audiência, de "Malhação" aos demais horários, receberam ordens da direção da TV Globo para entregar novos projetos. Uma maneira saudável de movimentar e motivar todos esses profissionais. De repente, pode até aparecer algo interessante. Esse é um ponto.
O outro, é que muitos candidatos devem ficar apenas na expectativa. A Globo, em 2011, não quer tomar tantos sustos como em 2010. A ordem é apostar na certeza.

Bate-Rebate

* Impressiona a quantidade de convites para bailes de debutantes na agenda de Caio Castro. E ele vai que vai. Pagando bem, que mal tem...
* Novela-musical não é uma novidade para Carla Diaz, que estará em "Rebelde", como amiga mais próxima dos protagonistas.
* Ela, como se sabe, trabalhou em "Chiquititas", no SBT.
* A trama foi uma parceria do SBT com a argentina Telefe.
* À época, um contrato bem amarrado. Havia inclusive cláusula referente a pico de audiência.
* Se atingisse determinado número no Ibope, Silvio Santos era obrigado a pagar mais.
* Algo simplesmente inimaginável para os dias de hoje.
* O "Esporte Fantástico" encontrou seu lugar, nas tardes de sábado, da Record. Em relação aos números das manhãs de domingo, foi um grande salto.
* Mas a sua audiência ainda não empolga, se comparada ao investimento.
* A Record exige, no mínimo, a vice-liderança absoluta para o programa de Mylena Ciribelli. E isso ainda não acontece.
* O produtor Sérgio Madureira, atualmente no SBT, tem grandes histórias no seu “arquivo” sobre vaidades de atores, até em função do período que passou pela Globo. Não daria tudo em apenas um livro.
* Segundo pessoas próximas, ele tinha muito jogo de cintura para administrar essas situações.
* No SBT, o grande desafio de "Madu", como é chamado no meio, será o de trabalhar com um orçamento modesto. Ele está na equipe de "Amor e Revolução", que estreia em março.

C'est fini

Mauro Mendonça Filho, diretor do “S.O.S. Emergência”, na Globo, quer o apoio dos admiradores do programa para uma nova temporada. Apoio este que pode vir através de cartas, telefonemas, internet... Oficialmente, a emissora ainda não se pronuncia a respeito do “S.O.S.”. Se irá continuar ou não.

Gilberto Gil, a convite do diretor Ricardo Waddington, fará o tema de abertura de “Cordel Encantado”, a nova novela das seis na Globo.

O SBT, conforme despacho do Ministério das Comunicações, está autorizado a transmitir a sua programação para Campinas e região, em caráter primário, pelo canal 29, a partir da TV S – Ribeirão Preto. Resolve-se, desta forma, o problema criado com a saída da TV B – Campinas para a Rede Record.

Então é isso. Ano novo em jogo. E amanhã tem mais. Tchau! (Flávio Ricco)

Nenhum comentário: