quarta-feira, janeiro 26, 2011

Prefeitura vai qualificar mão de obra para mercado de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna vai capacitar, em uma primeira fase de treinamentos, 490 novos profissionais para o mercado de trabalho. A proposta é da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo que, em parceria com as secretarias de Administração, de Planejamento, de Assistência Social e a Oscip Tercom Brasil, promoverá uma série de cursos profissionalizantes, por meio do Projeto Qualificando para o Turismo.
Os cursos, que contam ainda com a participação do Ministério do Turismo, vão oferecer 70 vagas para cozinheiros, 70 para confeiteiros, 140 para camareiras e garçons e mais 70 para garçons, e serão realizados gratuitamente no período de 7 a 25 de fevereiro. No encerramento haverá entrega de certificado para os que cumprirem a carga horária mínima exigida.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 31 deste mês e prosseguem até 10 de fevereiro e podem ser feitas na sede da USEMI durante todo o dia. No ato da inscrição são exigidos o original e cópia do CPF, RG e comprovante de residência.
Em paralelo aos cursos também integra a programação uma palestra sobre o Micro Empreendedor Individual, para os alunos dos cursos de Confeiteiro e de Cozinheiro, que será ministrada por técnicos do Sebrae.
O secretário de Indústria e Comércio, Carlos Leahy informa que os candidatos que concluírem os cursos terão seus nomes cadastrados num banco de dados na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para uma futura inserção no mercado de trabalho.
Ele lembra que a promoção desses cursos e de outros que estão sendo planejados, estão dentro do plano de ação da sua secretaria, e visa formar e qualificar mão de obra, de acordo com a realidade de Itabuna. “Muitas vezes temos vagas para emprego em diversas áreas, mas não temos mão de obra qualificada e nem o suficiente para atender a demanda, daí nossa preocupação em oferecer cursos gratuitos”.

Nenhum comentário: