segunda-feira, janeiro 17, 2011

Saeb deflagra nova ofensiva contra o desperdício

A Secretaria da Administração (Saeb), decidiu monitorar os gastos com água e luz de 414 prédios públicos, entre escolas, presídios e hospitais, pertencentes ao estado. A iniciativa será implementada por meio de decreto governamental que criou o Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia nos Prédios Públicos. A medida tem como objetivo ampliar o acompanhamento e a fiscalização esses gastos que absorvem cerca de R$ 129 milhões dos cofres públicos por ano.
Com isso, a Saeb estima reduzir uma média de 25% o concumo de água e luz dos imóveisestaduais. Nos últimos três anos, o estado já consolidou a economia anual da ordem de R$ 27 milhões nestes serviços. A iniciativa está em conformidade com o programa de qualificação do gasto público, o Compromisso Bahia, que combate o desperdício na máquina administrativa do Estado.
O sistema informatizado de controle foi disponibilizado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A fiscalização dos serviços cabe aos servidores estaduais lotados nestes prédios e que integrem os Ecotimes, grupos responsáveis por atuar diretamente no monitoramento dos gastos de água e energia, no acompanhamento e interpretação diária dos dados, bem como na sistematização dos ganhos obtidos.
“A idéia é estancar o desperdício de recursos públicos, revertendo os valores economizados em novos investimentos”, explica o secretário Manoel Vitório, acrescentando que o controle e a gestão do consumo de água e luz dos prédios públicos vão encorpar outras ações voltadas para a qualificação dos gastos com itens de consumo da máquina administrativa estadual.

Nenhum comentário: