quarta-feira, janeiro 19, 2011

Viva Ubaldo brasileiro!


A comemoração do aniversário de João Ubaldo, que completa 70 anos no próximo domingo, faz parte do Projeto Café com Leitura (realização da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, através da Biblioteca Juracy Magalhães Jr) que há cinco anos movimenta culturalmente Itaparica durante o mês de janeiro.
A programação especial inclui Exibição de DVD feito em sua homenagem, espetáculo de dança Beneditas, encenação da peça O Rei da Noite e apresentações musicais do Grupo Caboco Capiroba, e do cantor, músico e compositor Waltinho Queiroz.
Escritor, jornalista, roteirista e professor do Brasil, membro da Academia Brasileira de Letras. Ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos e Viva o Povo Brasileiro - que se passa na Ilha de Itaparica, tem mais de 700 páginas e percorre quatro séculos da história do país, além de ter recebido o Prêmio Jabuti na categoria “Romance” e o Golfinho de Ouro, do governo do Rio de Janeiro. Como se percebe, não são poucos os excelentes motivos para os brasileiros e principalmente os baianos comemorarem hoje e sempre a vida e a obra de João Ubaldo (Osório Pimentel) Ribeiro. Viva!
Ele já correu o mundo, mas nunca se desvinculou da sua terra natal – Itaparica - sendo um dos grandes responsáveis pela projeção da cidade no cenário nacional e internacional.
Em suas obras, tidas como um dos maiores sucessos literários brasileiros no país e no exterior, particularmente nas crônicas, desfilam os amigos e curiosas figuras itaparicanas, que fazem parte da sua história de vida. Alguns dos seus livros viraram temas de samba enredo em escolas carnavalescas do Rio de Janeiro, além de servirem de roteiro para novela de televisão e filmes de longa-metragem.
Atualmente, João colabora nos periódicos: O Globo, Frankfurter Rundschau (na Alemanha), Jornal da Bahia, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), O Estado de São Paulo, A Tarde e muitos outros, internacionais e nacionais.

Nenhum comentário: