segunda-feira, fevereiro 28, 2011

CRÍTICA: Programas policiais: retratos da moral de algum lugar


Poucos temas entregam tanto a nacionalidade de uma produção quanto o policial. É que qualquer cultura, com seus padrões morais, se traduz plenamente nos seus 10 mandamentos, suas leis e noções de certo e errado. Por isso, entre outros motivos, é curioso acompanhar “Perfil criminoso”, série francesa que o GNT está exibindo.
Atrações consagradas, como “CSI”, “Law & order” e todos os seus derivados, impuseram um modelo americano bem-sucedido e difícil superar em qualidade e eficiência. A fórmula acaba dominando seriados no mundo inteiro e “Perfil criminoso” não escapa disso. Mesmo assim, nos detalhes, acaba se revelando um programa bem francês. São vários os sinais: nossa heroína, Chloé Saint-Laurent (Odile Vuillemin, na foto acima em cena), por exemplo, dá aulas de teoria lacaniana. Além disso, da maneira como os crimes são descritos às relações interpessoais na delegacia, tudo tem a cara da França.
Chloé usa seus conhecimentos de psicologia para ajudar uma equipe de investigadores da polícia a desvendar crimes. A ideia lembra “Criminal minds”, elogiada produção que já tem até um spin off . No programa do AXN, um grupo de “psicopoliciais” desvenda crimes correndo contra o tempo e seguindo principalmente as pistas que indiquem como é o funcionamento mental dos bandidos. Assim como outras atrações do gênero, “Perfil criminoso” tem um chefe de polícia exigente, o comissário Lamarck (Jean-Michel Martial), e pontos de tensão no ambiente de trabalho da protagonista: os conhecimentos de psicologia de Chloé irritam o comandante Matthew Pérac (William Cramoisan), um sujeito mais prático. Irritação à francesa, com direito a ironia fina.
Aqui no Brasil, “Força-tarefa” é um bom exemplo de policial de grande qualidade que reflete a realidade local. O programa de Fernando Bonassi e Marçal Aquino tem como tema central a corrupção. Sem ela, os personagens centrais, policiais de comportamento ilibado, sequer existiriam.
O modelão existe. Mas a realidade naturalmente se impõe.

Maré cheia na HBO
Depois de “Alice ”e “Filhos do carnaval”, a HBO vai coproduzir —com a carioca Pindorama —asérie “Preamar”, dirigida por Estevão Ciavatta. Serão 13 episódios com roteiro de Estevão, Patrícia Andrade, Jô Hallack e William Vorhees. O público é conservador?

Isaura é bela
Luana Piovani éa “patroa Isaura ”de Agamenon no cinema. No filme, que já entrou em produção, ela é casada com Marcelo Adnet e Hubert, que fazem o papel do “velho homem de imprensa” quando jovem e mais maduro.

Ferrolho
Nada de desfile de escola de samba ou trio elétrico na Bahia para um confinado do “Big Brother”. Este ano, todos passarão o carnaval “trancadinhos na casa”, garante Boninho. Ele, sim, trabalhará nas transmissões da TV Globo.

...E mais
Roberto Bonfim éum dos atores cotados para a série, que ainda está tendo seu elenco escalado. As gravações começarão em maio, no Rio, onde a história é ambientada. A exibição está prevista para 2012.

LAVÍNIA VLASAK,que está longe das novelas da Globo desde “Celebridade ”(2003), fará uma participação especial de três semanas em “Insensato coração”. Sua personagem,Úrsula,entrará na história para tentar destruir Marina (Paola Oliveira). “Trata-se de uma mulher de quinta categoria,uma cachorra sarnenta que morre de inveja da Marina”,diz. Veja o vídeo da entrevista com a atriz no oglobo.com.br/kogut

NO AR como Pedro,em “Insensato coração”, Eriberto Leão contou à revista “Claudia” o que mudou com a chegada de João, seu primeiro filho, que nasceu no início do mês.“Tem
uma maturidade que só um filho traz”, disse. Mais no blog.

Nota 10
Para a edição do “Big Brother 11”. A novelinha “Strani amori”, semana passada, estava muito engraçada, com destaque para as dublagens misturando falso italiano e portunhol. Esse sempre foi, e continua sendo, um dos pontos altos do programa.

Nota 0
Para o Animax, que está fazendo escola com outros canais da TV paga que não têm cuidado com sua programação. Semana passada, eles exibiram “O homem bicentenário” duas vezes, praticamente seguidas. Tipo exercício de fixação. (Patrícia Kogut)

Nenhum comentário: