terça-feira, fevereiro 08, 2011

Depois de apagão em São Paulo, paulistanos e nordestinos trocam acusações no Twitter

Os dois blecautes que atingiram bairros da cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (8) foram o estopim para que paulistanos e nordestinos trocassem agressões na rede de microblog Twitter.
Acusações sobre xenofobia de ambas as partes levaram a hashtag #apagão a figurar entre os assuntos mais falados do dia na rede. Os nordestinos acusaram os paulistanos de terem postado mensagens com conteúdo xenofóbico na última sexta-feira (4), quando uma falha no fornecimento de luz deixou parte do nordeste sem energia. Os paulistanos revidaram as acusações comparando a magnitude dos dois estados e a gravidade dos apagões que causaram prejuízos nas duas regiões.
A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989 classifica como crime inafiançável e imprescritível qualquer prática racista. Qualquer usuário que postar conteúdos dessa natureza em redes sociais está sujeito a punições de acordo com a lei.
Confira alguns flagrantes registrados pela equipe do UOL Tecnologia:
Em novembro do ano passado, a usuária do Twitter Mayara Petruso foi processada pela Ordem dos Advogados do Brasil após postar uma mensagem com conteúdo xenofóbico no Twitter. Após a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado” (clique para saber mais).
Por coincidência, nesta terça (8) organizações de 65 países comemoram o Dia Mundial da Internet Segura, que tem como objetivo mobilizar internautas para o uso consciente da rede. O tema deste ano, “Estar online é mais que um jogo. É sua vida”, chama a atenção para a responsabilidade legal dentro da rede mundial de computadores.

Nenhum comentário: