sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Greve do Samu pode chegar ao fim

A greve dos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciada nesta quarta-feira (23) deve chegar ao fim na noite desta quinta. No entanto, a decisão não deve ser tomada pelo fato da categoria ter aceitado alguma proposta da prefeitura, e sim porque o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindmed) recebeu uma citação da justiça sobre a questão da greve, considerada ilegal pela Juíza de Direito Substituta da 7ª Vara da Fazenda Pública, Mariana Evangelista.
Após a notificação, os profissionais entraram em assembleia. Segundo o presidente do Sindimed, José Caires, o setor jurídico do sindicato vai avaliar se a justiça considera ilegal toda à greve ou apenas cobra o funcionamento de pelo 30% da categoria, conforme é regulamentado por lei.
De acordo com a liminar deferida, caso os profissionais não retornem ao trabalho imediatamente, os Sindicatos Réus (Sindimed e Sindsaúde) terão que pagar uma multa diária de R$ 5 mil, até o cumprimento da medida. A juíza considerou a greve é abusiva e ilegal. Durante a tarde, os profissionais se reuniram com a promotora do Ministério Público, Rita Tourinho. Os profissionais levaram ao MP o descontentamento com a situação e pediu auxílio nos pleitos. A última proposta da Secretaria Municipal de Saude oferece um aumento de 10% aos funcionários e 13,38% aos médicos.

Nenhum comentário: