segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Programa da Agricultura Familiar já beneficia produtores de Almadina


Agricultores familiares organizados em associações começaram a fornecer os primeiros produtos que serão destinados à merenda escolar do município de Almadina. A reunião com produtores aconteceu neste sábado (19) na sede da Associação Amigos da América.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com Associação Beneficente Amigos da América, a Prefeitura de Almadina e CONAB, e conta hoje com dezesseis (16) produtores cadastrados, mas segundo o secretário de Agricultura Adauto Vieira o objetivo é beneficiar cerca de 100 agricultores até o final de 2011.
A venda dos produtos é possível graças à Lei Federal 11.947/2009, que já está em vigor e determina que pelo menos 30% da merenda escolar das escolas públicas municipais seja adquirida a partir de produtos da agricultura familiar da própria região. Os recursos para aquisição dos alimentos são do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb).
Só para este primeiro mês os produtores da Agricultura Familiar vão fornecer aproximadamente cinco mil quilos de produtos. Eles estão divididos em quatro associações: Fundação Assistencial Santa Isabel, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Creche Tia Coló e Associação dos Sem Teto.
De acordo com o Secretário Adauto Vieira, além de beneficiar os pequenos agricultores, o Projeto também irá impulsionar a economia local. “O dinheiro recebido pela venda dos produtos, os agricultores vão empregar no comércio local”. Frisou o secretário.
O prefeito Laudano, parceiro do projeto, afirmou que os produtores devem estar organizados e com capacidade para fornecer constantemente. Ainda de acordo com o prefeito, a previsão é de que nos próximos meses os recursos investidos na aquisição desses produtos aumentem.
www.almadanews.com.br

Nenhum comentário: