quinta-feira, março 31, 2011

Cemae oferece Núcleo para pacientes com doença falciforme.


Diretores e coordenadores da Secretaria da Saúde de Ilhéus participaram da apresentação do Núcleo de Doença Falciforme, no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (CTA), na antiga Fundação Sesp. Na oportunidade, os profissionais conheceram o trabalho realizado pelo Núcleo, obtiveram informações sobre a doença, formas de tratamento, e os procedimentos quanto ao encaminhamento do paciente.
O Núcleo de Doença Falciforme no município atende a cerca de 150 pacientes, prestando acompanhamento multidisciplinar, com assistência médica, nutricionional, assistência social e enfermagem. Segundo explica a coordenadora do Núcleo, a enfermeira Manuela Mesquita, é importante que os diversos setores da secretaria, e em especial o departamento de atenção básica, tenham conhecimento sobre o trabalho do núcleo, tendo em vista que, mesmo com o acompanhamento especializado, o paciente não perde a referência com a unidade ou posto de saúde do seu bairro, e esses profissionais precisam estar preparados para atender à demanda.
Manuella Mesquita informa, ainda, que uma atividade de capacitação está sendo planejada para treinar todos os médicos e enfermeiros da rede municipal da saúde. “O programa para atendimento de pacientes com anemia falciforme já existe há cerca de sete anos, mas agora o núcleo conta com mais profissionais, de diferentes áreas, voltados especificamente para o atendimento desses pacientes”, explica a coordenadora. O núcleo também oferece atividades continuadas de educação e saúde, com palestras informativas uma vez por mês, visando o bem-estar e melhoria dos pacientes.

Nenhum comentário: