segunda-feira, março 21, 2011
CRÍTICA/‘Ti-ti-ti’ tratou amor gay com naturalidade
Quem assiste a “Brothers & sisters” — série que retrata mais fielmente os valores da família americana com personagens representantes de todas as correntes políticas e morais — está careca de ver dois homens se beijando em cena. O programa é um bom exemplo de como o amor entre gays já está naturalizado na TV americana. Não se trata de uma produção sinalizadora de comportamentos que escapem ao que é mais careta. “Brothers & sisters” é careta, não há série mais “família” que ela. E um dos principais casais convencionais daquela “caretolândia” é composto por dois homens. Simples.
Aqui no Brasil, a discussão do beijo gay nas novelas, além de surrada, parece uma guerra perdida. Mas eis que, com “Ti-ti-ti”, este debate surpreendentemente também perdeu um pouco sua importância. A novela de Maria Adelaide Amaral dirigida por Jorge Fernando abordou o amor homossexual como nunca antes um folhetim tinha feito. Não ficou no raso e ao mesmo tempo tudo aconteceu com naturalidade.
No primeiro terço da história, Julinho (André Arteche) escondia da família de Osmar (Gustavo Leão) que eles tinham sido namorados. Acolhido na casa dos pais de Osmar, ele viveu um dilema entre contar a verdade e magoar a família, que, afinal, o tinha recebido com tanta generosidade. A situação se resolveu não sem conflitos e com uma dose de realismo bem razoável. Mais adiante, Julinho ensaiou um flerte com Dr. Eduardo (Josafá Filho), mas a história não avançou: o médico não era gay. Aí apareceu Thales (Armando Babaioff). O empresário chegou ter uma aproximação com Jaqueline (Claudia Raia). A esta altura, fizemos uma enquete no blog (oglobo.com.br/kogut) para saber como os internautas queriam que o triângulo se resolvesse. O resultado, de lavada, foi uma defesa de Julinho com Thales .
Maria Adelaide criou para o cabeleireiro um desfecho romântico feliz ao lado de Thales, finalmente fora do armário. Falta um beijo gay nas novelas? Talvez. Mas “Ti-ti-ti” será lembrada, entre outras qualidades, como a novela que melhor tratou o amor homossexual até aqui.
"O Astro"
Longe da televisão desde que interpretou o Mauro em "Passione", Rodrigo Lombardi vai voltar ao ar na Globo em julho e num papel e tanto. Convidado pelo diretor Mauro Mendonça Filho, ele será o Herculano Quintanilha de "O astro", remake da novela de Janete Clair.
A história está sendo adaptada por Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira e terá 60 capítulos. O personagem de Lombardi, na primeira versão, foi de Francisco Cuoco e marcou a carreira dele.
Transa
Em "Insensato coração", Pedro, personagem de Eriberto Leão, finalmente cairá em tentação e não resisitrá aos encantos da prima Irene (Fernanda Paes Leme). Depois de ter bebido um pouco de cerveja, o piloto se deixará seduzir por Irene. Mas, apesar de passarem a noite juntos, ele acordará arrependido de ter transado com uma mulher que não ama. No início, Irene entenderá. Mas, segundo conta Ricardo Linhares, coautor do folhetim com Gilberto Braga, ela descobrirá que ama Pedro quando ele fizer as pazes com Marina. Isso mesmo. O casal principal da novela finalmente vai reatar o namoro.
Shakira:‘Criança esperança ’
Wolf Maya e Ulysses Cruz aproveitaram a passagem da cantora Shakira pelo Brasil para convidá-la a participar do “Criança esperança”. O show acontecerá dia 20 de agosto no HSBC, no Rio, e poderá ter outras atrações internacionais.
Outros astros
O geminiano Lúcio Mauro Filho, o aquariano Evandro Mesquita e asagitariana Taís Araújo gravaram com a astró- loga Cláudia Lisboa. Ela vai comandar o semanal “No astral!”, no GNT.
‘Tempestade’
Agora que “Ti-ti-ti” acabou, Thaila Ayala vai se dividir entreoRio eSão Paulo. Tudo para ensaiar “A tempestade”, que vai estrear em maio lá. No elenco, Paulo Goulart Filho e Sérgio Abreu.
HEBE CAMARGO surpreendeu Cláudia Jimenez e Miguel Falabella nos ensaios de “Mais respeito, eu sou sua mãe”, em São Paulo. O trio se divertiu e a loura ganhou um presentinho da atriz. Leia os detalhes no oglobo.com.br/kogut
Leonardo Aversa
Recém-saído de “Ti-ti-ti”, Armando Babaioff vai interpretar um bon vivant na peça “A escola do escândalo”, dirigida por Miguel Falabella. Mais no blog.
Piloto
Christina Applegate,de “Samantha,who?”, vai estrelar o piloto de uma série de comédia para a NBC. Ela será uma executiva casada com um marido que não trabalha e cuida dos filhos.
Merecido
Alexandre Borges,que emendou “Caminho das Índias” com “Ti-ti-ti”, agora vai tirar meses de férias: “Como aJúlia (Lemmertz, sua mulher) está gravando ‘Araguaia’, ficaremos no Rio. Vou aproveitar a praia”.
DIANA BOUTH entrevistou Lizandra Souto e Tande para o “Mãe &cia”, programa que estreia esta semana no GNT. Na gravação, a apresentadora descobriu que Yago, um dos filhos do casal, é louco por skate.
Nota 10
Para "Ti-ti-ti", pelo conjunto. Maria Adelaide Amaral fez um trabalho vitorioso ao reunir duas histórias de Cassiano Gabus Mendes. Jorge Fernando dirigiu com a maior competência. O elenco brilhou, os figurinos eram incríveis, enfim, tudo funcionou bem.
Nota 0
Para o Universal Channel pelas repetições irritantes. Esta semana, eles apresentaram o desenho animado "O bicho vai pegar" duas vezes no mesmo dia, de manhã e apenas algumas horas mais tarde. Este modelão, aliás, faz sucesso em toda a TV paga. (Patrícia Kogut)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário