quarta-feira, março 23, 2011

Educação e identidade cultural dos pataxós é tema de exposição em Florianópolis

Foi aberta segunda-feira (21), na Galeria da Ponte do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a exposição fotográfica “Ser pataxó: educação e identidade cultural”, de Sonny Thoresen e Augusto Oliveira, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSC.
A exposição é resultado da dissertação de mestrado de Augusto Marcos Fagundes Oliveira, Professor de Antropologia do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da UESC (Ilhéus-Bahia). As fotos, feitas pelo fotógrafo sueco Sonny Thoresen, estão vinculadas ao projeto de pesquisa “Índios no Sul da Bahia”, coordenado pelo professor Augusto Oliveira.
A Aldeia Indígena Nova Vida-Fazenda Bahiana, localizada a cerca de 18 km da sede do município de Camamu, é fruto de uma dissidência, ou cissiparidade, ocorrida na Reserva Caramuru-Paraguaçu para sair da violência a que estavam submetidos os indígenas na região dos municípios baianos de Itaju do Colônia, Pau Brasil e Camacã, todos na Região Sul da Bahia.

Nenhum comentário: