terça-feira, março 22, 2011

União lança programa de prevenção contra os cânceres de mama e útero

A presidente Dilma Rousseff lança nesta terça-feira, 22, em Manaus (AM), o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero. O governo federal investirá R$ 4,5 bilhões para garantir exames preventivos e tratamento de câncer de mama e de colo do útero a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Na Bahia, serão mais de R$ 17 milhões somente este ano.
De acordo com a presidente, serão implantados 20 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento da fase inicial da doença no Norte e Nordeste, e hospitais de todo o País deverão ampliar o atendimento para tratamento de câncer por meio de serviços de radioterapia e quimioterapia, entre outros. Serão instalados, ainda, 50 centros para confirmação de diagnóstico, que terão a possibilidade de realização de biópsias.
Para o diagnóstico do câncer de mama, enfermidade que mais afeta as brasileiras, o País conta atualmente com quatro mil mamógrafos – metade deles na rede pública de saúde. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Estado há 250 mamógrafos, dos quais 89 são utilizados na capital.

Baianas - O câncer de mama, seguido pelo câncer de colo de útero, apresenta o maior índice de mortalidade, de acordo com a coordenadora do cuidado por ciclo de vida e gênero da Sesab, Olga Sampaio. “É um problema de saúde pública”, enfatiza. Segundo ela, na Bahia, 466 mulheres foram vítimas do câncer de mama e 199 de câncer de colo do útero apenas em 2010.

Nenhum comentário: