segunda-feira, abril 25, 2011

CRÍTICA/‘Insensato coração’: um balanço da novela


Quando estreou “Insensato coração”, os autores, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, anunciaram numerosas marés de participações. Com isso, a história receberia injeções constantes de movimentação. Mexer na estrutura de um folhetim é uma experimentação válida que, porém, até aqui não se justificou. Passados mais de três meses do lançamento, a impressão que se tem não é de dinamismo. Falta respeitar o que é praticamente um axioma: toda novela tem de ter uma história principal para prender a atenção. Seja qual for a de “Insensato coração”, ela ficou diluída neste entra e sai de subtramas tão generalizadas que se tornaram prevalentes.
Há, claro, tipos bem construídos, como Raul (com Antônio Fagundes em grande forma) e Wanda (Natália do Vale); ou mesmo Tia Neném (Ana Lúcia Torre). Mas, para contemplar tantos personagens, fixos ou transitórios, os capítulos se enchem de cenas dispensáveis, como as do samba no bar de Gabino (o excelente Guilherme Piva); o rodízio de namoradas de Teodoro (Tarcísio Meira), os repetitivos avanços de Bibi (a igualmente talentosa Maria Clara Gueiros) em direção a torsos masculinos; as demonstrações de canalhice de André (Lázaro Ramos); a marcação cerrada de Eunice (Deborah Evelyn) em cima das filhas e por aí vai. Além disso, o casal Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão) ainda não conseguiu emocionar.
Faz falta investimento nas promissoras tramas de Norma (Gloria Pires) e Léo (Gabriel Braga Nunes). Pensando bem, a esta altura do campeonato, “promissora” é uma palavra que já não cai tão bem.

Detalhes pequenos
A Margarida Filmes, coprodutora de “Amor em quatroatos” com a Globo, cogitou também um projeto inspirado em canções de Roberto Carlos. Mas por mil e uma dificuldades na negociação, a coisa não avançou.

Sucesso...
Ricardo Tozzi,oDouglas de “Insensato coração”, disparou na liderança de uma enquete do site gay Mix Brasil (www.mixbrasil.uol.com.br), que pergunta “quem é o ator mais gato das novelas atuais?”.

...com público gay
Tozzi passou,com folga, a frente de outros bonitões da TV, como Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, André Bankoff, Marcos Pasquim, Jonatas Faro e Tuca Andrada. Ele tem 35% dos votos.

CAUÃ REYMOND, o Jesuíno de “Cordel encantado”, conta em vídeo no oglobo.com.br/kogut que, por causa do seu personagem,aprendeu a dar banho em cavalos.

Contrato
Juliana Paiva, atriz que interpretou Valquíria, filha de Jacques Leclair em “Ti-ti-ti”, agradou. Ela assinou contrato de prazo longo com a Globo e agora é exclusiva da emissora até 2013.

Nota 10
Para a última edição de “A grande família”. O programa teve uma participação ótima de Luciano Huck e Pedro Cardoso e Evandro Mesquita estavam simplesmente espetaculares. Foi divertidíssimo.

Nota 0
Para o uso sistemático da palavra “incrível” em todas as chamadas do “Globo repórter”. Não falha uma. A última foi para o “incrível casamento real britânico”. Incrível mais ou menos por que? (Patrícia Kogut)

Nenhum comentário: