sábado, abril 23, 2011

Decretado estado de alerta no Recife

Menos de um dia após retornar de Madrid, na Espanha, onde estava de férias com familiares, o prefeito do Recife, João da Costa (PT) já decretou estado de alerta na cidade e anunciou um pacote de obras para conter os transtornos causados pelas chuvas recentes. Entre eles estão os serviços de drenagem em três pontos do município, já revelados pelo vice-prefeito, Milton Coelho (PSB), na última quarta-feira (20). O petista visita amanhã algumas das ações empreendidas pela Prefeitura do Recife na companhia do secretariado.
Na prática, o estado de alerta significa que todos os servidores da Prefeitura do Recife (PCR) não poderão sair de férias até que o decreto cancelado pelo prefeito e que os funcionários, ocasionalmente, serão convocados para atuar na prevenção junto a Defesa Civil. O estado de alerta é decretado quando há o acumulado das chuvas ultrapassa os 500 milímetro e coloca em situação de riscos áreas da cidade, devido a saturação do solo.
Segundo o prefeito, desde o início do mês já choveu cerca de 600 milímetros, mais do que o dobro previsto para o período, que são 300 milímetros. "Estou decretando estado de alerta a partir de hoje no Recife para que toda a estrutura da prefeitura fique à disposição do Programa Guarda-Chuva e da Codecir para que a gente possa aumentar as ações preventivas", argumentou João da Costa. O petista, da Espanha, disse ter acompanhado os transtornos causados pelas chuvas na Recife. "Vivemos uma situação anormal para o período, que gerou o caos na cidade".

Nenhum comentário: