terça-feira, maio 24, 2011

Deputado federal Josias Gomes defende Reforma Política com listas pré-ordenadas e financiamento público de campanha

O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, em discurso, nesta terça-feira, 24, no plenário da Câmara dos Deputados, defendeu recente Resolução do Partido dos Trabalhadores que relaciona os principais pontos da Reforma Política sustentados pelo PT. A Resolução petista foi aprovada em 30 de abril último, com a recomendação de que fosse formada uma Comissão Nacional do PT pela Reforma Política.
Entre os itens da proposta petista lembrados por Josias Gomes, em seu pronunciamento, destacam-se a lista pré-ordenada de candidatos proporcionais e o financiamento público de campanhas: “Na linha da preocupação com a consistência dos partidos políticos, a Resolução reafirma a posição histórica do PT a favor da fidelidade partidária e da lista preordenada de candidaturas em eleições proporcionais e acolhe a proposta, que se vem afirmando nos últimos anos, do financiamento público exclusivo das campanhas. A conjugação da lista preordenada com o financiamento público exclusivo pretende dar coesão às deliberações e às campanhas eleitorais dos partidos, fortalecendo os mecanismos de decisão interna e os militantes que se dediquem à construção partidária”.
O parlamentar baiano distinguiu, ainda, “a tese {do partido} de que o bom modelo de representação política é aquele que permite a participação dos mais variados grupos sociais nas esferas decisórias do Estado; e a de que partidos políticos sólidos constituem o melhor mecanismo para garantir que essa participação seja consistente e produtiva”. Na opinião de Josias, “são teses que fundamentam a própria existência do PT, agremiação que resultou do esforço de auto-organização de setores excluídos da política”.

Nenhum comentário: