sexta-feira, maio 27, 2011

França: AF 447 caiu após 4 minutos de tentativas frustradas


Os pilotos do voo AF 447 da Air France tiveram dificuldades com os controles da aeronave por mais de quatro minutos antes de o avião cair no oceano Atlântico, matando as 228 pessoas a bordo. A informação foi divulgada hoje em um comunicado do BEA, órgão do governo francês responsável pelas investigações do acidente.
"A descida durou 3 minutos e 30 segundos, durante o qual a aeronave permaneceu em situação de perda" diz o comunicado. Ainda segundo o documento do BEA, "os motores estavam em funcionamento e sempre responderam aos comandos da tripulação", cuja composição composição "estava em conformidade com os procedimentos do operador".
De acordo com o BEA, o acidente, ocorrido em 31 de maio de 2009, começou com um pequeno alerta duas horas e meia após o início da viagem Rio de Janeiro-Paris, e pouco depois de o capitão deixar brevemente a cabine no começo de um período de descanso. O Airbus A330 subiu para cerca de 11,6 mil metros de altitude, e começou uma descida de três minutos e meio, girando de esquerda para direita. O mais jovem dos três pilotos entregou o controle ao segundo piloto mais experiente um minuto antes do acidente.
Inicialmente, o BEA não previa informar antes de junho os resultados das caixas-prestas resgatadas do oceano, mas os constantes vazamentos à imprensa e a pressão dos envolvidos, a Airbus, fabricante do avião acidentado, e Air France, proprietário da aeronave, impulsionaram o adiantamento da divulgação dos dados.

Nenhum comentário: