terça-feira, maio 31, 2011

Gilberto Santana pede conclusão do Teatro e do Centro de Convenções de Itabuna


O deputado estadual coronel Gilberto Santana (PTN) solicitou ao governo do estado, que analise a possibilidade para destinar recursos financeiros e meios necessários para a continuação e conclusão das obras do Teatro Municipal e Centro de Convenções da cidade de Itabuna. Segundo o parlamentar, as obras do Tetro Municipal e Centro de Convenções de Itabuna estão paralisadas por falta de recursos, inclusive o tempo tem danificado e destruído o que até então fora implantado e edificado, representando desperdício do dinheiro publico.
“O projeto foi realizado numa parceria do governo estadual com a Prefeitura de Itabuna, sendo que a parte de drenagem e terraplenagem foi executada diretamente pela administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), com investimento próprio. Itabuna está localizada no Sul da Bahia e não existe um espaço apropriado para a realização de seminários, congressos, encontros educacionais, culturais, cerimoniais e quaisquer outros eventos de cunho local, estadual, nacional ou internacional, fato que vem prejudicando o progresso do município, sobretudo na captação de empreendimentos turísticos. A população do município de Itabuna é de 213.656 habitantes e mais a população de 121 municípios circunvizinhos e regionais que buscam apoio em Itabuna, o que incrementa seu comércio, faculdades, eventos culturais e o setor de entretenimento. Destaco que Itabuna se transformou em um polo universitário com jovens e familiares de diversas regiões”, ressaltou o parlamentar.
De acordo com Gilberto Santana, de acordo com o projeto, a área do terreno é de 26.698.52 m2, sendo que o teatro terá 800 lugares, dos quais 18 reservados para portadores de deficiências. Já o Centro de Convenções conterá três pavimentos. “Nesse seguimento, o Teatro Municipal e Centro de Convenções são fundamentais para o desenvolvimento do município de Itabuna e de toda a região, pois vai atrair acessos turísticos como congressos nacionais e internacionais, turismo de negócios e artísticos, inclusive com espetáculos de peças teatrais, concertos, óperas e shows diversos. O Teatro e Centro de Convenções trarão renda ao município de Itabuna, além do que, deve-se considerar, surgirá a oportunidade de realização de atividade artístico-cultural de forma permanente para a própria comunidade com a consequente geração de empregos e renda”, defendeu o parlamentar.
“Por isso, é importante para Itabuna e região, cidade que sofre com a crise da cacauicultura, possa encontrar alternativas para seu desenvolvimento, a fim de encontrar meios para a geração de novos postos de trabalho e de renda, através da criação de um novo segmento para a cidade. Além de aumentarmos a oferta de produtos ligados a arte e a cultura, que serão possibilitados com esses novos equipamentos. Por isso, estamos pedindo ao Estado que dê continuidade à parceria realizada com a prefeitura de Itabuna que hoje não tem mais condições de dar prosseguimento a esta obra e que tanto interessa a comunidade local”, concluiu o deputado.

Nenhum comentário: