Começou nesta segunda-feira (23/5), o primeiro curso de capacitação, na Bahia, para mulheres apenadas do Programa Começar de Novo, coordenado, no Estado, pelo Grupo de Acompanhamento, Fiscalização e Monitoramento (GMF) do Tribunal de Justiça da Bahia.
A turma, composta por sete presas que cumprem pena em regime semiaberto participará de um curso de auxiliar de camareira. As contempladas terão direito a um kit com uniforme, lanche, vale-transporte e todo o material didático.
O curso é oferecido pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setere)
As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, com quatro horas diárias; Carga horária final de 200 horas.
Na sexta-feira (27), os apenados vão concluir a capacitação oferecida pelo SENAI, e receberão os certificados nos cursos de pedreiro, montador de andaime, carpinteiro e armador.
Ressocialização
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Programa Começar de Novo, vem trabalhando para reinserir detentos e egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho.
Na última sondagem feita por meio do Portal de Oportunidades do CNJ, a Bahia ficou em 3º lugar no ranking dos Estados que mais geram empregos para detentos, com um número de 160 reinseridos.
O Estado de Goiás ocupou a primeira posição, com 344 reinserções, e o Distrito Federal, a segunda, com 194.
Nenhum comentário:
Postar um comentário