Para cada policial militar morto durante confrontos no Estado de São Paulo em 2010, 35 civis foram assassinados. A relação é a maior dos últimos sete anos, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) analisados pela Ouvidoria da Polícia. No total, 495 pessoas foram mortas, no ano passado, por PMs em casos que foram registrados como “resistência seguida de morte”.
Desde 2001, apenas um ano superou 2010 na relação de civis mortos por policiais militares: em 2003, para cada policial morto, houve 39,8 vítimas civis em confrontos. No total, 756 civis e 19 policiais foram mortos.
Segundo o pesquisador da Clínica Internacional de Diretos Humanos de Harvard, Fernando Delgado, o número é “altíssimo”. Ele é autor do relatório Força Letal - Violência Policial e Segurança Pública no Rio de Janeiro e em São Paulo -, lançado em dezembro de 2009 pela ONG internacional Human Rights Watch.
- A força letal policial, por lei, deveria ser um último recurso, somente utilizado quando absolutamente necessário e só de forma proporcional. Quanto menor o índice [de mortes], melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário