quarta-feira, maio 25, 2011

Prefeitura de Itabuna e DJ Cursos profissionalizam jovens ao Mercado


A Prefeitura Municipal de Itabuna em parceria com a empresa DJ Cursos está promovendo cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de clínica hospitalar, atendimento ao público e recepção, para a comunidade do bairro Nova Ferradas, além de outras localidades do município, com a finalidade de encaminhá-los ao Mercado de Trabalho. O próximo local a receber o serviço será o bairro de Fátima, onde mais de 100 pessoas já estão cadastradas.
O projeto que viabiliza a realização de cursos profissionalizantes gratuitos, já esteve em 42 bairros de Itabuna, e atua sempre com a proposta de capacitar e orientar os jovens para facilitar o seu ingresso em um emprego. A equipe é composta por 16 pessoas, que oferece conhecimentos básicos sobre os cursos prestados, bem como a orientação sobre as atitudes durante uma entrevista de trabalho. Desde a sua criação, mais de 4 mil jovens foram encaminhados ao Mercado de Trabalho.
No bairro Nova Ferradas cerca de 100 pessoas da localidade e de outros bairros circunvizinhos, e até mesmo distantes estão fazendo parte da profissionalização, que é realizado no Sítio V. O curso é dividido em duas turmas, com aulas aos sábados e domingos, chegando a um mês de duração. Depois da formação, o coordenador do projeto, Dinailton Santos faz o trabalho de encaminhamento dos jovens as empresas da cidade.
“O nosso interesse é capacitar o jovem para o mercado de trabalho, porque a maioria deles não tem condições de pagar um curso de profissionalização. Então, graças a esse trabalho, na empresa Trifil, por exemplo, tem mais 1,2 jovens, que já estão empregados”, declarou Dinailton, ressaltando que depois de passar pelo bairro Nova Ferradas, o projeto será ministrado no Colégio Ciso, no bairro de Fátima.

Expectativa

Para a jovem Amanda dos Santos Menezes, de 22 anos, residente no bairro Santo Antônio, a profissionalização é imprescindível para conquistar um emprego. “Eu acredito que a capacitação facilitará na conquista de um emprego, pois estou aprendendo bastante coisa”, declarou a aluna.
Da mesma forma, a outra participante do curso, Gilmara Santos, de 26 anos que reside em Nova Ferradas acredita no aprendizado adquirido com as aulas do projeto para sair do desemprego. “Eu quero estar preparada para o Mercado de Trabalho, pois estou desempregada há três anos, e esses cursos são muito importantes, pois ensina várias coisas”.

Nenhum comentário: