quarta-feira, maio 25, 2011

Professores municipais ocupam prefeitura de Casa Nova

Os professores da rede municipal de ensino de Casa Nova (a 572Km de Salvador) ocuparam nesta terça-feira, 24, o prédio da prefeitura de Casa Nova depois de ato público realizado na praça principal da cidade. A Polícia Militar foi chamada para conter os manifestates que garantiram só sair depois que o prefeito os recebesse para reunião. Eles estão há 25 dias em greve e reivindicam melhores condições de trabalho, piso salarial nacional, plano de cargos carreira e remuneração do magistério, estatuto do magistério, melhoria na merenda e transporte escolar.
Participaram do movimento sindicatos rurais, Colônia de Pescadores, Associação de Areia Grande, Associação de Moradores de Santana do Sobrado entre outros movimentos sociais e sindicais. Para a diretora da Aplb/Sindicato de Casa Nova, Maria do Carmo Rocha Braga, é importante ressaltar que foram feitas diversas tentativas de negociação com o município tanto com solicitações de audiência através de ofícios, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e solicitação de audiência junto à Promotoria Pública.
“Encaminhamos ofícios a alguns deputados, entre muitas outras tentativas. Esse movimento é consequência do descaso por parte das autoridades constituídas. Esperamos contar com o apoio e participação da sociedade ao ato público”, ressalta Maria do Carmo.
Em carta aberta à comunidade o sindicato diz que há no município mais de 100 professores excedentes e ainda assim a prefeitura contratou outros profissionais com carga horária de 40h semanais, muitos sem formação exigida pela Lei. “A prefeitura não recebe a categoria, mas essa realidade de Casa Nova está sendo levada a conhecimento dos órgãos competentes em Salvador e Brasília”, garante Maria do Carmo.

Nenhum comentário: