segunda-feira, maio 09, 2011
Projeto de Mobilização social contra a dengue avaliará ações em Ilhéus
O Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue na Bahia prossegue normalmente no município de Ilhéus. A mobilização, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e secretarias municipais da saúde, chega a uma nova fase. Na próxima semana, técnicos da Sesab e da Flem estarão em Ilhéus para esta nova etapa do projeto, que consta de avaliação e acompanhamento dos trabalhos.
Iniciado em julho de 2010, o projeto já cumpriu as etapas de preparação, de formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e municípios), de capacitação dos coordenadores municipais, de sensibilização de parceiros, de visita aos bairros, de capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto. Em cada município, a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde.
Nos bairros selecionados, os coordenadores identificam cinco articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades. Como são cinco articuladores por bairro, e 10 bairros por município, isso significa o engajamento de 500 articuladores no projeto, na soma dos 10 municípios participantes. Em Ilhéus, o Projeto vem atuando em 10 bairros, selecionados pelos altos índices de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles: os Altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória.
Uma das últimas atividades realizadas pelo projeto é a promoção de mutirões nos bairros participantes, com o apoio da comunidade e dos parceiros. A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário