quarta-feira, maio 25, 2011

Real vira moeda corrente na Argentina

O grande número de brasileiros na Argentina transformou o real em moeda corrente nos principais pontos turísticos do país e, especialmente, na capital, Buenos Aires. Empresas de táxi, lojas no Aeroporto Internacional de Ezeiza, restaurantes, cafés, perfumarias, camelôs e casas de tango aceitam a moeda brasileira.
Segundo dados do governo da cidade de Buenos Aires, os brasileiros lideraram o ranking de turistas que visitaram a cidade em 2010 e nos primeiros quatro meses deste ano. Nas casas de câmbio da turística Rua Florida, é comum ver filas de comerciantes trocando reais por dólares ou pesos. Em algumas lojas, vê-se um aviso na entrada:
“Neste estabelecimento falamos português”.
É possível comer, assistir aos espetáculos e comprar lembrancinhas com reais no bolso. Cada comerciante oferece a sua própria cotação, que pode variar entre 2,40 a 2,50 pesos por real, preço semelhante ao das casas de câmbio.
As paulistas Sueli Mazer, de 58 anos, e Ana Paula Silva, de 28 anos, disseram que compram “de tudo” com reais em Buenos Aires. “Compramos roupas, xampu, presentes. Tudo com reais”, disse Sueli.
Mas elas fazem uma ressalva. “É preciso apenas ficar atento ao valor que nos oferecem pela nossa moeda. Às vezes, pode não valer a pena.”

Nenhum comentário: