sexta-feira, junho 03, 2011

Campanha reforçará a Atenção a Doença Falciforme em Itabuna


Como parte do ciclo de Capacitação em Doença Falciforme: “Desafios e Perspectivas para as Práticas de promoção, Prevenção e Assistência Integral à Saúde”, que será no próximo dia 9, estará sendo realizado o lançamento da Campanha do Laço Laranja, pelo Programa de Atenção Integral a Doença Falciforme no município. De acordo com a coordenadora do projeto, a médica Teresa Cristina Cardoso, o objetivo é levar a população da região o conhecimento sobre a enfermidade e oferecer uma acompanhamento mais completo no seu tratamento.
O programa de Atenção Integral a Doença Falciforme funciona no município desde outubro de 2009, com a intenção de oferecer, além de assistência aos portadores, a capacitação aos profissionais da Atenção Básica, nas emergências. Aliado a isso, o órgão estará lançando a campanha com a finalidade de alertar sobre a Doença Falciforme a comunidade em geral, aos portadores, além de gestores, levando-se em conta a importância do teste de triagem, o famoso teste do pezinho.
Segundo Teresa Cristina a realização do teste de triagem tem o objetivo de incluir precocemente esses pacientes no Programa de Atenção Integral a Doença Falciforme. A partir daí, disseminar a informação da enfermidade para que os portadores tenham um melhor atendimento, principalmente nos quadros de emergência e no acompanhamento fora do Centro de Referência em Doenças Falciforme de Itabuna - Cerdofi.
Para aprimorar o conhecimento das pessoas com relação à realidade da doença na região e reforçar o atendimento para esses doentes, Teresa revela que só serão possíveis diante do comprometimento dos municípios em atender ao programa, contribuindo na realização de exames, na dispensação de medicamentos, na liberação de transportes, além de agilizar as vacinas e medicamentos especiais.

Nenhum comentário: