SESSÃO DA TARDE
15h55 Globo - Kate & Leopold
(EUA, 2001)
Direção: James Mangold
Elenco: Meg Ryan, Hugh Jackman, Liev Schreiber, Breckin Meyer, Natasha Lyonne, Bradley Whitford, Paxton Whitehead, Spalding Gray, Josh Stamberg, Matthew Sussman, Charlotte Ayanna, Philip Bosco, Andrew Jack, Stan Tracy, Kristen Schaal
Sinopse: Stuart (Liev Schreiber) é um cientista que descobre um portal que faz com que ele possa voltar no tempo. Logo em sua primeira viagem através do tempo, acidentalmente, acaba trazendo para o futuro o Duque de Albany, Leopold (Hugh Jackman), o inventor do elevador, do ano de 1876. O Duque tem dificuldade em se adaptar na atual Nova York e, quando se apaixona pela ex-namorada de Stuart, Kate (Meg Ryan), fica dividido entre o amor e o desejo de voltar ao seu próprio tempo.
CINE ESPETACULAR
23h SBT - Rede de Mentiras
(Body of Lies, EUA, 2008)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong, Carice van Houten, Oscar Isaac, Vince Colosimo, Michael Gaston, Golshifteh Farahani, Ali Suliman, Simon McBurney, Bijan Daneshmand, Jennifer Rouse, Ali Khalil, Clara Khoury, Omar Berdouni
Sinopse: Roger Ferris (Leonardo DiCaprio) é o melhor homem que o Serviço Secreto americano tem no Oriente Médio. Seus trabalhos dependem das ordens do burocrata Ed Hoffman (Russell Crowe). Ambos estão no encalço de um terrorista, mas precisam contar com o Serviço Secreto da Jordânia para capturá-lo. Porém, oficial e subordinado usam métodos diferentes.
Adaptação do romance "Body of Lies", escrito por David Ignatius.
CORUJÃO
3h15 Globo - Gattaca- Experiência Genética
(Gattaca, EUA, 1997)
Direção: Andrew Niccol
Elenco: Ethan Hawke (Vincent Freeman / Jerome Morrow), Uma Thurman (Irene Cassini), Alan Arkin (Detetive Hugo), Jude Law (Jerome), Loren Dean, Gore Vidal
Sinopse: Passado em um tempo futuro, Gattaca mostra uma sociedade em que as corporações tornaram-se mais poderosas que o Estado e em que a manipulação genética criou uma nova espécie de preconceito e hierarquia racial, legitimada pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de manipular a interação entre seus DNAs de modo que gerem filhos com a melhor combinação de qualidades genéticas possível. Este procedimento acaba criando duas categorias diferentes de pessoas: os Válidos, frutos desta combinação genética planejada, que são quase super-homens, com raras doenças genéticas; e os Inválidos, frutos de nossa interação sexual usual. Aos Válidos são oferecidos os melhores empregos e as melhores oportunidades enquanto que os Inválidos chegam a ser impedidos de frequentar determinados lugares.
A história do filme é a de dois irmãos, um concebido da maneira natural e o outro manipulado geneticamente. O Inválido, interpretado por Ethan Hawke, tem várias doenças genéticas e, ao ter seu DNA examinado quando nasce, já tem uma data prevista para sua morte. Contudo, o garoto sonha em viajar ao espaço - emprego impensável para alguém com seus problemas - e vai buscar todas as maneiras possíveis para superar suas limitações ao mesmo tempo em que tem que esconder de todos que é um Inválido.
Gattaca é um ensaio sobre o que pode ser uma sociedade em que o destino das pessoas esteja pré-determinado cientificamente, em que não haja o mínimo espaço para a ação do indivíduo na construção de seu próprio futuro. Também é uma reflexão sobre como a ciência pode ser usada para legitimar e, no caso, criar uma hierarquia social, principalmente se feita sem crítica e controle da sociedade.
Gattaca é o nome da base de treinamentos para vôos espaciais. Repare que a palavra é formada pelas letras G, A, T e C que também são as iniciais das bases nitrogenadas que formam o genoma. Há também outras referências como a escada em forma de DNA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário