sexta-feira, junho 03, 2011

Fundação Cidade Mãe: projeto modelo está ameaçado por crise

Considerada unidade referência da Fundação Cidade Mãe, desde 1993, quando foi inaugurada, a sede da Empresa Educacional de São Marcos, há seis meses vinha sendo usada como ponto de tráfico de drogas. A denúncia foi feita por moradores da comunidade, que reclamavam do problema desde o abandono do espaço por educadores da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).
Quem esteve na unidade há duas semanas flagrou mato com mais de um metro, portas e armários arrombados, computadores destruídos, fiação elétrica e móveis depredados e muitas fezes.
O espaço, que chegou a ser considerado referência para a Organização das Nações Unidas (ONU), e que recebeu, em outubro de 1995, a visita da então primeira dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton, passou a ser alvo de inúmeras queixas junto à prefeitura. Sem solução, representantes da associação de moradores resolveram tomar a frente. Ocuparam o imóvel e impediram o acesso de vândalos.
“As pessoas passaram a se revezar em plantões para que o espaço não se tornasse um antro de prostituição e tráfico de drogas”, explicou o presidente da associação local, Anailton Cândido.
A prefeitura só admitiu o problema terça-feira passada, após a vereadora Marta Rodrigues (PT) exibir fotos denunciando o descaso, na abertura de audiência pública na Câmara Municipal (“Cidade Mãe, não deixe este projeto acabar”).

Nenhum comentário: