quinta-feira, junho 02, 2011

Homicídios em queda

O número de homicídios voltou a cair no Estado. Após dois meses de alta na quantidade de mortes registrada em março e abril, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, anunciou uma redução de 6,5% na taxa de crimes violentos letais intencionais (CVLI) no mês de maio. Em 2010, no mesmo mês, foram contabilizados 306 homicídios. Este ano, o número caiu para 289 mortes. No entanto, a diminuição ainda está abaixo da meta de 12% proposta pelo Pacto pela Vida. A informação foi divulgada, na quarta-feira (1º), durante a entrega de 57 viaturas novas para as Polícias Civil e Militar.
De acordo com Damázio, a expectativa é que a queda no número de homicídios seja ainda maior com a aquisição dos novos veículos. “Antigamente, nossos carros viviam quebrando ou fora de uso. No entanto, desde que foi implantado o sistema de locação essa realidade vem mudando. Com as novas viaturas, nossos batalhões executarão melhor os serviços”, disse Damázio.
A redução na taxa de homicídios também é reflexo do pacote de medidas para frear a violência, lançado no início do mês passado pelo governo do Estado, durante o aniversário de quatro anos do Pacto pela Vida. As ações incluem o aumento de equipes especializadas na investigação de assassinatos, passam pela instalação de 389 novas câmeras de segurança até o reajuste dos bônus para os policiais que atinjam a meta de redução da taxa dos CVLI. “Esse é o melhor maio da série histórica do programa”, afirmou o secretário. Em quatro anos de Pacto pela Vida, a taxa de homicídios em Pernambuco recuou 28,9%.

Nenhum comentário: