domingo, junho 12, 2011

Negra na cozinha


O declínio do emprego doméstico e sua valorização salarial mostram que o Brasil tende a ficar parecido com os países mais prósperos. Mas um estudo do economista Marcelo Paixão, professor da UFRJ e coordenador do Laeser, infelizmente, não parece sugerir que este tipo de trabalho esteja propriamente em extinção.

E mais...
Doméstica negra é o que mais há. Segundo o IBGE/PME, uma em cada cinco trabalhadoras pretas epardas ainda é empregada doméstica (o percentual exato é 20,1%). Entre as brancas com alguma ocupação, esta proporção é de uma em cada dez (9,9%).

A queda...
A boa noticia é que,na comparação dos meses de fevereiro de 2003 ede 2011, o peso relativo deste trabalho entre as mulheres ocupadas caiu de 16,7%para 14,6%. No caso das brancas, o declínio foi de 1,4 ponto percentual. No das pretas e pardas, de 4,4 pontos percentuais.

Corrida do óleo
O Brasil do pré-sal não para de atrair empresas estrangeiras. A americana Vanco Energy Company, que andou descobrindo petróleo no lado de lá do Atlântico,na costa da África,
contratou o executivo Fernando Borensztein, da Devon, para cuidar de seu novo escritório aqui.

Outra...
A canadense Niko Resources também descobriu o Brasil. Cordel encarnado Casas Bahia, o filme A vida de Samuel Klein, 87 anos, o polonês que fugiu da guerra efundou as Casas Bahia, vai virar filme. Será produzido por Iafa Britz, que levou 5 milhões de pessoas aos cinemas com o longa “Nosso lar”.

Wanda no cinema
Depois de Lula e FH, vem aí um filme de Dilma. André Klotzel, o cineasta, comprou os direitos de filmagem do livro “O cofre do Ademar”, que será lançado em julho pelo jornalista Alex Solnik e pelo ex-dirigente da VAR-Palmares Roberto Espinosa.

Cofre do Ademar...
O livroconta histórias da guerrilha na ditadura, entre as quais a do roubo de US$ 2,5 milhões que estavam num cofre na casa de uma amante do ex-governador Ademar de Barros, em Santa Teresa,no Rio, em 1969. A VAR-Palmares era a organização em que Wanda (codinome de Dilma na guerrilha) militava.

FH, 80
Vem aí, pela Editora Record, um livro no qual FH faz, aos 80 anos, um balanço das mudanças ocorridas no mundo nas últimas oito décadas.

Chico na rede social
O novo disco de Chico Buarque chega às lojas em julho pelo selo Biscoito Fino. Quem comprar o CD na pré-venda vai ganhar uma senha de acesso a um site que acompanha o processo de gravação.

Cena carioca
Já se ouviu muita história ocorrida em botequim do Rio. Mas esta parece inédita. Sábado passado, três boêmios, um deles em cadeira de rodas, chegaram já meio de pileque ao Bip Bip, em Copacabana. Beberam mais e, lá pelas tantas, chamaram um táxi e partiram.

E daí?...
Daí que, pouco depois, toca o telefone, e Alfredinho, dono do boteco, atende. Do outro lado da linha está uma senhora aflita: —Alô, é do Bip Bip? Sabe o que é, seu Alfredo, fico até sem graça de falar. Meu marido esteve aí há pouco, bebeu demais e acabou esquecendo a... cadeira de rodas. Há testemunhas.

No mais
Dilma,Ideli e Gleisi.O trio cospe fogo. Sai de baixo. (Ancelmo Gois)

Nenhum comentário: