sexta-feira, junho 24, 2011

Vereadores terão acesso aos projetos para a Copa

O secretário estadual de Planejamento, Zezéu Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira, 23, que a Câmara de Vereadores de Salvador irá receber cópia de todos os sete projetos apresentados ao governo durante a escolha do modal de transporte público para a Copa de 2014.
O ato atende a um ofício do presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB), que na última terça-feira solicitou ao governo do estado que o legislativo da capital fosse incluído no processo de discussões sobre a definição do sistema de transporte público. “A Câmara não quer questionar (o processo), quer contribuir”, justifica Godinho.
Também na última terça-feira, o governo anunciou que irá adotar um sistema de transporte público sobre trilhos para ligar Lauro de Freitas à Rótula do Abacaxi, passando pelo canteiro central da Avenida Luis Viana Filho (Paralela).
A decisão foi baseada em sete projetos apresentados ao governo por meio de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) por empresas e grupos privados. Quando for lançada a licitação, todas as empresas concorrem em igualdade.
“Acho importantíssima a participação da Câmara. Nossa intenção é fazer o debate público dos projetos, e queremos que a sociedade participe”, explica Zezéu.
O secretário adianta que devem ocorrer três ou quatro audiências públicas, antes de ser lançada a licitação da obra. A data das audiências ainda não estão marcadas, mas o termo de referência que vai embasar os critérios técnicos da licitação está previsto para os próximos 40 dias.
Zezéu, no entanto, reforçou que a decisão sobre o sistema de trilhos - metrô ou monotrilho, sobre o eixo da Avenida Paralela, está fora de discussão. “Esse sistema é uma solução de longo prazo. Temos que pensar com carinho a cidade”, justifica o secretário.

Nenhum comentário: