As negociações políticas e técnicas para a retomada das obras em quatro lotes da construção da Ferrovia da Integração Oeste Leste, suspensas pelo Ibama, conta com a participação direta do governador Jaques Wagner. O assunto foi tratado num encontro do gestor baiano com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na tarde de terça-feira.
A assessoria do governador não confirmou o teor da conversa, mas fontes do governo estadual ratificaram à Tribuna que o ministro informou o envio de novas informações ao Ibama e que a pasta espera apenas o resultado de uma análise técnica programada pelo órgão ambiental ainda durante esta semana.
Em nota divulgada no começo da noite de ontem, a Casa Civil do governo estadual destacou que na ação do Ibama não foi lançado auto de embargo. Os procedimentos apresentados pela Valec, de acordo com o governo baiano, já foram aprovados pelo órgão ambiental e, portanto, não será necessário adequação na execução das obras, e sim implementação do que foi proposto.
“O Estado da Bahia tem pedido empenho da Valec para que se efetue os programas ambientais e acredita que isso seja feito num curto espaço de tempo”.
A conversa com o ministro não foi comentada pelo executivo estadual. Na última segunda-feira, o Ibama determinou a suspensão da licença ambiental das obras entre os lotes 1 ao 4, correspondente ao trecho entre 1 ao 4. Argumentou o descumprimento de condicionantes ambientais, após vistoria nos canteiros efetuada na semana passada.
Políticos baianos se manifestam contra embargo
O segundo embargo este ano da Principal obra do PAC na Bahia com investimento previsto de R$ 4,2 bilhões, a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), só que dessa vez em Brumado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) –, a primeira interdição foi do trecho entre os municípios de Barreiras e Ilhéus também por questionamentos ambientais –, não foi visto com bons olhos pelos líderes baianos, tanto da situação como oposição.
O Ibama alega que a condicionante não cumprida pela Valec Engenharia que ocasionou no embargo das obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) foi a não apresentação de estudos de impacto ambiental complementares.
Insinuante compra rede varejista Eletro Shopping
Máquina de Vendas, holding formada pelas bandeiras Insinuante, Ricardo Eletro e City Lar, anuncia a associação com a Eletro Shopping, rede varejista com forte atuação na região Nordeste do País. Com sede em Recife (PE), a empresa conta com lojas nos estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. A transação com a Eletro Shopping cria a Má
Nenhum comentário:
Postar um comentário