quarta-feira, julho 20, 2011

Irregularidades paralisam obras da Ferrovia Oeste-Leste

As obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Estado do Tocantins, estão suspensas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) suspendeu a licença ambiental referente a quatro lotes da ferrovia, que compreendem o trecho que vai de Ilhéus a Caetité, passando por Jequié, Brumado e Tanhaçu.
Técnicos do Ibama vistoriaram as obras na semana passada e encontraram diversas irregularidades. Eles constataram que as empresas contratadas pela Valec – a estatal ligada ao Ministério dos Transportes que cuida da área de ferrovias – não estão cumprindo os programas ambientais e outras exigências estabelecidas para a concessão da licença.
A assessoria de comunicação do Ibama, em Brasília, informou que ainda esta semana será realizada uma análise mais detalhada do relatório técnico para estabelecer novos prazos de cumprimento das exigências ambientais. A aplicação de multas, no entanto, não foi descartada.
A decisão do Ibama ocorre exatamente no momento em que a Valec, responsável pela construção da ferrovia, é um dos alvos de uma série de denúncias de superfaturamento, cobrança de propinas e outras irregularidades em toda a área de influência do Ministério dos Transportes, controlada pelo PR.

Mudança de referência para 258 professores
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na tarde de ontem, o ato de concessão de mudança de referência, progressão vertical, de 258 professores da rede municipal de ensino. A solenidade ocorreu no Centro de Cultura Maestro Miro.
Na oportunidade, foram anunciados os nomes dos 17 educadores contemplados com alteração de regime de trabalho de 20 para 40 horas e concessão de incorporação de carga horária de tempo de substituição para efeito de aposentadoria para três servidores.
Com a mudança de referência, os professores são contemplados principalmente com o reajuste salarial, que pode chegar até 80 %. As alterações representam um impacto de mais de R$ 300 mil na folha de pagamento.
Para o prefeito Tarcízio Pimenta, o benefício é resultado das constantes lutas da categoria.

Carro chinês já detém 3% do mercado baiano
Presente no Brasil e na Bahia desde março, o grupo de concessionárias JAC Motors – originária da China – já ocupa cerca de 3% do mercado de Salvador. A capital emplaca entre 6 mil e 6,5 mil carros por mês, enquanto a marca chinesa vende entre 200 a 300 automóveis, contando as concessionárias no Caminho das Árvores e na Manoel Dias, os feirões nos shoppings Iguatemi e Salvador e clientes captados. Os números são do diretor da unidade da Pituba, Fábio Costa.
O grupo pretende abrir mais duas unidades da capital baiana, em local ainda a ser escolhido. Nas duas primeiras foram investidos R$ 2 milhões em cada uma.
“Em três meses, conseguimos o objetivo para 2011 de 3% do mercado”, afirmou o diretor. A marca, que em abril inaugurou 38 concessionárias simultaneamente, foi trazida para o Brasil pela SHC, do empresário Sérgio Habib, o mesmo que trouxe a Citroën, Alstom March e Jaguar. Em todo o Brasil, com 9,5 mil carros vendidos, a JAC Motors detém 1% do mercado.
A meta para o ano são 35 mil veículos. Na Bahia, em que totaliza mil unidades no mesmo período, o desempenho é melhor.

Nenhum comentário: