Tendo como slogan “Unidos em Cristo para Viver em Comunidade”, serão iniciadas nesta quarta-feira, dia 24, as Santas Missões Populares em Itabuna. Para marcar a abertura do evento, a coordenação diocesana programou uma Missa festiva que ser celebrada ao ar livre, no estacionamento da Câmara Municipal, com concentração a partir das 17h30min. Presidido pelo bispo Dom Ceslau Stanula, o ato litúrgico contará com a participação de noventa padres e leigos missionários redentoristas de várias partes do Brasil, além do clero e fiéis leigos das 14 paróquias do Vicariato Centro.
Promovida pela Diocese local, em comunhão com a Igreja da América Latina e do Caribe, as Missões são consideradas como tempo de revigoramento do anúncio do evangelho de Jesus Cristo aos povos e de despertar para uma autêntica vivência da prática cristã. “Será um momento alto de reflexão sobre a Palavra de Deus, sobre o sentido da vida e sobre a finalidade da nossa existência, para fundamentar e aprofundar ainda mais os valores da unidade e da solidariedade na vivência humana nos dias de hoje”, elucida Dom Ceslau.
O bispo ressalta que a realização das Santas Missões atende ao apelo expresso no Documento da Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (Dc. Aparecida 2007). A cidade de Itabuna, revela o prelado, foi inserida no contexto da Missão Continental ao lado de outras três cidades brasileiras, tendo como tema “Sou Católico, Vivo Minha Fé”. O encerramento das Missões está programado para o dia 4 de setembro, com uma grande concentração no Parque Élzio Pinho de Magalhães (Espora de Ouro), a partir das 15 horas. Na oportunidade será celebrada a Missa da Perseverança Missionária.
Preparação
Desde 2008, lembra Dom Ceslau, quando a Diocese completou 30 anos de fundação, a comunidade itabunense vem sendo preparada para vivenciar as Santas Missões, através das Escolas Missionárias e, de maneira mais enfática, com as Pré-Missões iniciadas no último dia 24 de julho, quando diversos leigos e agentes de pastorais visitaram as famílias, anunciando a Palavra de Deus de casa em casa e convocando todos para as Missões.
“O objetivo é o aprofundamento da fé e da vida em pequenos setores, em grupos, em famílias. Nos pequenos setores as pessoas de conhecem mais, se sensibilizam mais, experimentam a vida da fé com mais facilidade”, frisou Stanula. Quanto ao slogan “Unidos em Cristo”, o bispo de Itabuna destaca que unir-se ao Criador, por meio de Jesus Cristo, é a finalidade de toda caminhada da pessoa humana.
“Só assim a pessoa encontra a paz e uma plena realização pessoal. Somos criados por Deus para vivermos em uma grande família. Isso significa darmo-nos as mãos para juntos trabalharmos pelo bem-estar de todos, pela alegria e felicidade de todos”, contextualizou Dom Ceslau.
Programação
Após a Missa do Envio Missionário, celebrada na quarta-feira (24), está programada para a quinta-feira, dia 25, às 19 horas, a abertura das Santas Missões nas 14 paróquias da cidade e em suas respectivas comunidades. As atividades prosseguirão até o próximo dia 4 de setembro e inclui a realização de caminhadas e celebrações penitenciais, encontros com casais, crianças, educadores, catequistas, corporações militares e civis, profissionais das áreas de saúde e de imprensa, jovens, atendimento de confissões e visita aos doentes.
______________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário