segunda-feira, agosto 29, 2011
“Apolônio, o multiplicador”: Editus fará lançamento em setembro
“Apolônio, o multiplicador” é o titulo do livro de autoria de Samuel Mattos e Apolônio Brito que será lançado pela Editus, editora da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, no dia 16 de setembro, às 19 horas, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto. São 196 paginas nas quais o leitor poderá mergulhar numa leitura prazerosa, acompanhar os passos e a história de “um homem que tinha tudo para ser mais um, mas conseguiu ser único.”
Apolônio nasceu em 1919 num remanescente de quilombo. Em pleno século XX, foi escravo por um ano em troca do enxoval de casamento de sua irmã. A pé, percorreu Maranhão, Pará, Tocantins (então Goiás), Bahia e chegou ao sul do Piauí para estudar no Instituto Batista Industrial da cidade de Corrente. Sujo, vestido em trapos e com um matolão nas costas, disse ao Dr. Blonnye Holmes Foreman, diretor do instituto: “Eu vim estudar aqui”.
Para a Dra. Patrícia Kátia da Costa Pina, do Departamento de Letras e Artes da Universidade do Estado da Bahia, “Samuel Mattos transformou Apolônio em texto, apropriou-se dele o deu para nós... Mattos foi o leitor de Apolônio e nos quer leitores também... elegeu Apolônio para ler e para nos dar a ler. Ele não quis Apolônio apenas para si, ele o multiplicou para nós, assim como Apolônio multiplicou a vida para si e para os outros. A deliciosa história de vida desse Mestre nordestino nos é contada com delicadeza e preciosismo de detalhes. Mattos se apropria dos causos de Apolônio e os reproduz com doçura, com admiração, levando-nos, leitores apaixonados pelas palavras que somos a ansiar pela página seguinte... O Apolônio de Mattos – e de todos nós – nos faz perceber que ler vale a pena, que trocar a TV e o computador pelo livro é uma ótima opção”.
Segundo o professor do Departamento de Filoosofia e Ciencias Humans, da UESC, Lourival Piligra Júnior, “quase todo mundo conhece o termo Odisseia. Quase todo mundo sabe identificar, de algum modo, o contexto de uma aventura que orienta o retorno para o lar marcado pelas desventuras da própria natureza. Nesse sentido a Odisseia é ao mesmo tempo uma “viagem cheia de peripécias e aventuras” e uma “série de complicações ou ocorrências variadas e inesperadas”. Assim, a viagem é o resultado de um rompante fruto de uma provocação interna ou externa. A viagem é desse modo o resultado de uma insegurança (ou de um desejo de aventura) que nos obriga a redobrar a ênfase dos nossos gestos e de nossa palavra. Eis o que o leitor deverá encontrar nesta obra: uma Odisséia real de uma existência marcada pela vontade de saber. Uma Odisseia da fé forjada pela coragem que marca todo aquele que busca, através do conhecimento, a libertação da alma.”
De acordo com o autor, Samuel Mattos, “em Apolônio, o multiplicador, tento reproduzir (conforme me contou) a história desse personagem (e dessa personalidade) em suas andanças num Brasil marcado por garimpos, jagunços, ignorância, religião e desmandos nas terras do Maranhão, Pará, Goiás e Piauí, como se percebe nos primeiros capítulos do livro. Nos capítulos subseqüentes, acerca do Rio de Janeiro, observa-se sua experiência com o “progresso” da industrialização, somado à presunção da “civilização do cacau”, no Sul da Bahia. Como pano de fundo, há as disputas de poder entre católicos e protestantes, conflitos entre religiosidade e liberdade, ostentação e sabedoria, fartura e miséria, diferentes formas de luta pela vida e pelo respeito ao que se é.”
O autor
Samuel Leandro Oliveira de Mattos É graduado em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (FACTUR), especialista em Administração Hoteleira pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Mestre em Cultura & Turismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). é docente lotado no Departamento de Letras e Artes,da UESC, com atuação em projetos na área de cultura e entretenimento. Nos Estados Unidos, freqüentou um centro de estudos afro-americanos ligado a First African Methodist Episcopal Church e estudou ficção literária na University of California - Los Angeles (UCLA).
Serviço:
- Título: Apolônio, o multiplicador
- Data do lançamento: 16.09.2011, sexta-feira,
- Hora: 19 horas
- Local: Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto (UESC) Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Salobrinho Ilhéus(BA)
- Editora: EDITUS (Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz), 2011
- Páginas: 196
- ISBN: 978-85-7455-225-5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário