quarta-feira, agosto 31, 2011

Ceplac lança site e inscrições do Seminário Brasileiro de Própolis


Com o lançamento de um sítio em sua página na Internet contendo apresentação, informações gerais e ficha de inscrição, a Ceplac lança nesta quarta-feira, 31, 1º Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, VI Seminário de Própolis do Nordeste e V Encontro Nacional de Produtores de Pólen. Os eventos técnicos serão realizados de 25 a 28 de outubro, no auditório Hélio Reis de Oliveira e na área externa do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia, Km 22 da Rodovia BR-415 – Jorge Amado, eixo Ilhéus – Itabuna, no Sul do Estado.
Na página exclusiva do Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen os interessados têm a programação, minicursos, visita técnica, apresentação de trabalhos técnicos, concursos e inscrições. Segundo o coordenador e pesquisador da Ceplac Ediney de Oliveira Magalhães, os eventos foram programados de forma a atender a todos interessados no desenvolvimento do agronegócio da apicultura e meliponicultura, com ênfase na própolis e pólen brasileiro.
Nas palestras e atividades serão enfocados avanços nas áreas de técnicas de manejo, pesquisas, comercialização e exportação, cujos temas serão apresentados por renomados pesquisadores do Brasil. A Comissão Organizadora estima que um público de 600 participantes que terá oportunidade de assistir palestras, mesas-redondas, sessão de pôsteres nas áreas temáticas de própolis e pólen, mini-cursos, oficinas e feira onde conhecerá produtos e serviços relacionados com o setor expostos nos estandes e participar de concursos e visita técnica.
Dentre os seus objetivos, os eventos promovidos pela Ceplac visam fortalecer a cadeia produtiva da própolis e do pólen, através da utilização dos conhecimentos e tecnologias adaptadas a estas atividades, tendo como norteador a preservação ambiental, organização social, gestão e mercado; incentivar a produção e a comercialização da própolis e do pólen e conhecer os canais de comercialização; discutir mecanismos de exportação da própolis e pólen; e conhecer apiários de produção de pólen e da própolis vermelha, através da visita técnica.
A Ceplac foi o órgão precursor da apicultura do Sul Bahia, que atualmente possui 27 associações de apicultores que produzem do Baixo Sul ao Extremo-Sul mais de 500 toneladas anuais de mel. Acumula experiência de mais de 20 anos na implantação de apiários e manejo para a produção de mel, incentivo ao associativismo e a cooperação entre apicultores com a implantação do Centro Regional de Apicultura do Sul da Bahia nas dependências do Cepec, onde uma equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela elaboração de publicações destinadas ao público interessado e realização de cursos e oficinas de capacitação e treinamento.
A instituição também desenvolve trabalhos de apicultura em comunidades carentes como quilombolas de Itacaré, distrito de Palmira, município de Itaju do Colônia. Além disso, presta serviço a micro produtores na secagem do pólen, envasamento do mel em forma de sachê e na transformação da cera bruta em cera alveolada no Centro Regional de Apicultura do Sul da Bahia.
O Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, VI Seminário de Própolis do Nordeste e V Encontro Nacional de Produtores de Pólen são realizações da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo da Bahia, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Sebrae. Ainda, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (Febamel), Associação Canavieirense dos Apicultores (ACAP)
São apoiadores Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade de Taubaté (Unitau), São Paulo; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano); Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Empresa Baiano de Desenvolvimento Agrícola (EBDA); Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Prefeituras de Ilhéus e Itabuna e Cooperativa de Consultores Autônomos da Bahia (Consulcoop).

Nenhum comentário: