segunda-feira, agosto 29, 2011

Descoberta permite aumentar largura de banda da fibra óptica

Foi desenvolvida uma nova forma de mapear a luz que viaja em forma de espiral, que pode permitir a utilização de novos canais de dados nas fibras ópticas e, assim, aumentar a quantidade de dados transmitidos. A tecnologia, de nome "luz torcida", foi estudada por investigadores do Instituto de Espectroscopia Ultrarrápida e Lasers, em Nova Iorque.
"Até agora, só a forma mais simples de luz podia ser mapeada e controlada”, o chamado "estado fundamental", esclareceu Giovanni Milione, chefe de investigação do instituto, à PCPro. O investigador explicou também que "muitos dos canais de uma fibra óptica necessitam de uma luz mais complexa para serem utilizados e, até agora, eram completamente ignorados". A descoberta surgiu graças à polarização, um processo que permite ver a forma como a luz viaja no interior de um feixe de laser, possibilitando a percepção de como o movimento pode providenciar um feixe de dados com uma capacidade alargada.
Os investigadores descobriram também que a luz complexa se move com rotação e momento orbital, num padrão semelhante ao da lua enquanto roda no eixo da Terra. A luz adquire uma forma de espiral enquanto viaja pelo espaço em feixes e vórtices vectoriais, que podem conter muito mais dados do que os actuais caminhos luminosos dos cabos de fibra óptica. Informações Exame Informática

Nenhum comentário: