quarta-feira, agosto 31, 2011

Secretário explicou demora de obras do canal do Lava-pés

Fernando Vita explicou por que as obras demoram tanto

Atendendo a convite dos vereadores Solon Pinheiro e Claudevane Leite, o secretário municipal do Planejamento, Fernando Vita esteve na Câmara Municipal de Itabuna na tarde dessa quarta-feira (31) fazendo uma explanação detalhada sobre as obras do canal do Lava-Pés, na avenida Amélia Amado. Há mais de três meses vereadores os vinham cobrando um esclarecimento por parte do Executivo dos detalhes do projeto, assim como informações sobre recursos aplicados e prazo de conclusão das obras.
Vita explicou que os recursos disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional, que totalizam mais de R$ 12 milhões prevêem apenas o projeto de macrodrenagem, não contemplando a parte urbanística, a iluminação nem o paisagismo. O secretário apontou inúmeras dificuldades na execução do projeto, inclusive de ordem estruturais, além da questão do licenciamento ambiental que gerou um atraso considerável nas obras.
Devido à sua complexidade, o secretário optou por apresentar aos vereadores uma maquete eletrônica, o que permitiu um maior entendimento sobre a obra. Após a conclusão dos trabalhos, a avenida vai contar com duas pistas na margem direita e três na margem esquerda, sendo que uma delas exclusiva para ônibus. Na parte central haverá áreas verdes, ciclovias e sanitários públicos.
Além disso, está prevista a execução de toda a rede de esgotamento sanitário domiciliar em toda a extensão da avenida Amélia Amado. Outro fator apontado para o atraso das obras foram as chuvas, o que não permitirá a conclusão dos trabalhos para outubro, sendo que um novo prazo está sendo revisto, segundo assinalou o secretário.
Tanto Vane como Solón Pinheiro mostraram-se satisfeitos com as explicações de Vita e ressaltaram que o papel do vereador é cobrar, fiscalizar e acompanhar o andamento de uma obra da maior importância para a população itabunense.

AGORA NA REDE

Nenhum comentário: