quinta-feira, agosto 11, 2011

Terceirizado da Petrobras morre esmagado

Um funcionário terceirizado da Petrobrás de 41 anos morreu esmagado, nesta quarta-feira (10), por tanque compactador na empresa Sotep, em Catu, cidade distante 78 km de Salvador. José Marcos de Matos Reis foi prensado por dois tanques. O trabalhador tinha quatro filhos.
A vítima trabalhava na atividade de transporte e montagem de sondas. Nenhum dos representantes da empresa foi encontrado para comentar o assunto.

A Ilha não pode ser dormitório de Salvador
Tribuna divulgou esta semana uma série de reportagens sobre a Ilha de Itaparica, e mostrou diversos problemas da região. Os moradores consideram precário o atendimento nos postos de saúde e hospitais dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, e cobram melhorias em infraestrutura e segurança.
Outra questão abordada foi a dificuldade de se fazer a travessia marítima pelo ferryboat. Nas entrevistas com os habitantes, muitos foram os que se mostraram contrários à construção de uma ponte ligando Salvador a Itaparica, o que poderia provocar uma “favelização” dos municípios.
Outros disseram acreditar na possibilidade de a ponte impulsionar economicamente a região.

Cidade será a primeira a ter plano para deficientes
O município de Lauro de Freitas é o primeiro a acenar para a construção do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), instrumentalizou os técnicos da cidade para a formulação do plano que na terça-feira começou a ser discutido com a população em Audiência Pública realizada no Centro Social Urbano da Cidade, na localidade de Portão.
Representantes de diversas secretarias do município apresentaram os eixos de elaboração do plano e ouviram sugestões de pessoas com deficiência da cidade. Os temas contemplam áreas como, Acessibilidade, Saúde e Atenção Social, Intersetoriedade, Qualificação profissional, Educação, além de Esporte, Cultural e Lazer. Entre as ações previstas estão a garantia de oferta adequada de órtese e prótese, capacitação dos profissionais de saúde para atender às pessoas com deficiência, promoção de campanhas educativas sobre acessibilidade e realização de oficinas de atividades culturais.

Estado amplia rede de esgoto e água
Cerca de 218 mil baianos passaram a receber água tratada e de qualidade, neste primeiro semestre, com a execução de 59 mil ligações de água pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento. A Embasa também realizou, no período de janeiro a junho de 2011, 24 mil ligações de esgoto, levando o serviço para mais de 100 mil pessoas.
“A Embasa, como principal executora do Água para Todos, é responsável por 400 ações de saneamento em 278 municípios baianos, levando os serviços de água e esgotamento sanitário para as comunidades, prioritariamente as de baixa renda das grandes cidades e as do semiárido. Somente neste ano, vamos investir cerca de R$ 1 bilhão em obras, o que possibilitará um avanço da cobertura de atendimento dos serviços”, diz o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho.

Nenhum comentário: