sexta-feira, setembro 02, 2011

Fiéis iluminaram ruas de Itabuna durante procissão


“Vinde pais, vinde mães, vinde filhos... São dias de misericórdia, são dias de consolação”. Esses versos que a tradição e piedade popular imortalizaram ao longo dos anos, estão sendo ecoados nos quatro cantos de Itabuna, cidade com mais de 205 mil habitantes na região Sul da Bahia, que desde o último dia 24 de agosto está vivendo as Santas Missões Populares Redentoristas, promovida pela Diocese local.
Um dos momentos marcantes desta semana de evangelização aconteceu na noite da última quarta-feira (31), quando milhares de fiéis, saindo das 14 igrejas paróquias e de mais de 40 capelas comunitárias, percorreram diversas ruas, avenidas e praças da cidade conduzindo nas mãos velas e tochas acesas, durante a Procissão Luminosa.
O sentimento de fé e a oração suplicante dos participantes eram tão expressivos, que ficava evidente o desejo de quererem proclamar a todos os demais habitantes de Itabuna que Jesus Cristo é a luz do mundo, o Senhor da Vida que rompe a escuridão do pecado e da morte. A cidade, devido aos elevados índices de homicídios contra os jovens, motivados na maioria das vezes pelo tráfico e consumo de drogas, figurou em 2009/2010 como uma das mais violentas do País.
“Itabuna precisa voltar-se urgentemente para Jesus Cristo, e às Santas Missões está sendo um momento de graça e bênção em que nós católicos clamamos aos céus para que Deus afaste de nós toda treva da violência e das drogas, que muita dor tem trazido às famílias da nossa cidade”, disse a comerciária Neusa Maria de Jesus, que participou com muita devoção da Procissão Luminosa. Divididos em grupos de duas, três, quatro e de até cinco paróquias, os fiéis finalizam a caminhada em diversos pontos da cidade.
Na Praça Laura Conceição, em frente à Catedral diocesana, estavam reunidos os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição, Santa Maria Goretti, Nossa Senhora das Vitórias e de São José. Liderados pelo bispo dom Ceslau Stanula, e acompanhados por missionários redentoristas e padres do clero local, os participantes entoaram os versos “Deixa a luz do céu entrar” e, em seguida, ergueram às velas para renovar a profissão de fé, as promessas batismais e a consagração das famílias à Nossa Senhora.
Um momento de emoção ficou reservado ao ato de inauguração do marco das Santas Missões, quando um cruzeiro de quase 20 metros de altura foi erguido e iluminado na Praça da Catedral.

Missa da Perseverança
Agora, a expectativa da comunidade católica itabunense está por conta da Missa da Perseverança e de Encerramento das Santas Missões, marcada para as 16h do domingo, dia 4 de setembro. A celebração, que deve reunir mais de 50 mil pessoas no estacionamento da Câmara Municipal/Praça Rio cachoeira, está sendo organizada para ser uma das mais importantes festas católica já realizada nos últimos anos na cidade.
Para tanto, além dos fiéis das 14 paróquias de Itabuna onde estão acontecendo às Santas Missões, é esperada à vinda de diversas caravanas de outras 19 cidades que integram a Igreja local. Porém, até domingo, estão programados encontro missionários e celebração da palavra com as corporações militares e civis, profissionais de comunicação, com os educadores e catequistas. Na terça-feira (30), foram reunidos no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) os profissionais que atuam na área de saúde. Para pregar as Missões estão na cidade noventa missionários redentoristas, oriundos de diversas regiões do Brasil.

Nenhum comentário: