quinta-feira, setembro 08, 2011

Itajuípe retrata história do município em desfile


No dia que se comemorou o dia da independência do Brasil os alunos das escolas municipais de Itajuípe retrataram, em desfile, a história do município desde a sua formação até os dias atuais. Com o tema “Itajuípe nas páginas da história”, o desfile contou com um novo percurso saindo do bairro Pitangueiras, onde foi inaugurada a ampliação de uma nova escola ao centro da cidade.
As milhares de pessoas que acompanharam o desfile assistiram os alunos da Escola Municipal Diógenes representar o surgimento e a colonização, mostrando como surgiu o então povoado de Pirangy com a caracterização dos desbravadores e índios encontrados na região.
Um aluno caracterizado como Manoel Tavares, prefeito de Ilhéus-, município que pertencia Itajuípe-mostrou o pergaminho da nomeação do primeiro professor do povoado. A criação da primeira escola pública do povoado pelo educador Anísio Teixeira foi lembrada. A escola foi criada em 1927.
Os atuais maçons de Itajuípe retrataram a criação da Loja Maçônica Acácia do Sul em 1928. A escola Diógenes Vinhaes lembrou também a Sociedade Aliança dos Artistas Operários de Pirangy no ano de 1930. A luta pela emancipação foi retratada pela escola Lourdes Pinillos. O destaque foi a lei de criação do município de Itajuípe em 12 de dezembro de 1952.
A escola Alberto Hage mostrou o desenvolvimento econômico e social de Itajuípe entre os anos 50 e 90. Alunos representaram o primeiro prefeito eleito pelo voto popular Firmo Bernadino e os que o sucederam. A Itajuípe dos dias atuais foi contada pela escola Pedro Catalão. Ela também mostrou os órgãos de controle social e lembrou o mais ilustre filho de Itajuípe: o escritor Adonias Filho.
O desfile foi abrilhantado pelas municipais fanfarras Leões da Bahia e Famuita.
Sentimento de pertecimento
Para a educadora Márcia Lima, secretária Municipal de Educação o desfile teve como objetivo além de resgatar a história do município fomentar no aluno a identidade com o município.
O prefeito Marcos Dantas que acompanhou todo o desfile disse “sua administração conseguiu resgatar a auto-estima e o orgulho dos itajuipenses.” Não estamos comemorando a independência do Brasil de forma isolada. Estamos Juntos por uma Itajuípe cada vez melhor”, disse em discurso proferido no Paço Municipal quando do hasteamento das bandeiras ao lado da sua vice Graciela Dantas.

Nenhum comentário: