sábado, setembro 03, 2011

Morre o advogado, escritor e acadêmico Mário Pessoa


Faleceu na madrugada deste sábado (03), em Ilhéus, o advogado e escritor Mário de Castro Pessoa. Filho de um dos mais importantes políticos da história de Ilhéus, o ex-prefeito Mário Pessoa, e neto do coronel Antonio Pessoa, Mário era membro da Academia de Letras de Ilhéus e autor de dois livros: "No Tempode Mário Pessoa" e "O Coronel dos Coronéis". O corpo está sendo velado na casa onde residia, à rua Antonio Lavigne de Lemos, e o enterro será às 4 da tarde no cemitério da Vitória.
Figura dócil e extremamente educada, só um fato tirava Mário Pessoa do sério: as últimas administrações de Ilhéus. Apaixonado pela cidade, chegou a ensaiar uma candidatura à vereança alicerçada numa campanha lembrando o legado administrativo deixado pelo pai. A votação, no entanto, foi decepcionante, ao ponto de não querer arriscar uma nova candidatura.
Apaixonado pela história da cidade, recentemente doou à importante Fundação Pedro Calmon - entidade responsável por resgatar acervos documentais e fotográficos de governadores e personalidades baianas cujas trajetórias foram marcadas por ações relevantes para a História da Bahia -, um acervo composto por 48 documentos textuais (manuscrito, datilografado e impresso) e iconográfico (fotografias) relatando aspectos da história política de Ilhéus.
Mário era casado com Ângela Maria Martins Vasconcelos.
http://www.jornalbahiaonline.com.br/index.asp?noticia=14752

Nenhum comentário: