A praga mosca-negra-dos-citrus (Aleurocanthus woglumi Ashby) vem preocupando os órgãos ligados à agricultura, no Sul da Bahia, devido à presença de focos e estragos desse inseto, na região, principalmente em laranjais, limoeiros, banananeiras, mangueiras, mamoeiros, e até em jaqueiras. Mais de 300 espécies de vegetais podem hospedá-la, acarretando, o murchamento e até a morte da planta.
Um dia de campo sobre o tema foi realizado, na Associação dos Pequenos Produtores e Posseiros da Roça do Povo, em Itabuna, nesta segunda-feira, 5, pela Gerência Regional de Itabuna, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em conjunto com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), ambas vinculadas à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).
As atividades, desenvolvidas com o apoio da secretaria municipal de Agricultura e a Comissão Executiva de Recuperação da Lavoura Cacaueira (Ceplac), tiveram como objetivo geral ensinar aos técnicos dos órgãos envolvidos, que trabalham com assistência técnica e defesa vegetal, e aos agricultores familiares, a reconhecerem, controlarem e prevenirem a disseminação dessa praga, na região, e em outras que são fortes produtoras de frutas cítricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário