quinta-feira, setembro 15, 2011

Não filiados ao C13 sofrem com abismo financeiro da Série A


Como se não bastassem as maiores cotas de TV da Série A do Campeonato Brasileiro, os membros do Clube dos 13 têm mais vantagens financeiras em relação aos cinco times que não fazem parte deste grupo. Além da possibilidade de antecipar as verbas do próximo ano, os 15 privilegiados receberam o dinheiro das luvas do contrato - que varia para cada um - já assinado para as quatro temporadas seguintes.
América Mineiro, Atlético Goianiense, Avaí, Ceará e Figueirense nem sequer negociaram valores futuros. Os outros participantes da primeira divisão, mesmo se forem rebaixados, já garantiram seus reajustes até 2015, assim como Goiás, Sport e Vitória, filiados ao C13 que amargam a Série B. Também na Segundona, Portuguesa e Guarani permanecem excluídos dos acordos com a Globo. Até 2011, era a direção do C13 quem barganhava contratos com a TVs.
Após disputas internas e uma licitação pelos direitos de transmissão do Brasileirão, a Globo passou a tratar diretamente com os clubes. - O próprio representante dela, Marcelo Campos Pinto, já teve contato conosco. Era para termos outro contato também e não tivemos. A gente está mais preocupado em reverter a situação do Avaí (na zona de rebaixamento). Se não pertencemos ao Clube dos 13, não sei como essa situação vai ser encarada pela Globo - afirmou o presidente avaiano, João Nilson Zunino.
- A última informação que tivemos é que só em outubro eles teriam uma conversa conosco - contou o diretor de futebol do Ceará, Robinson de Castro e Silva. - Teve (contato) lá no comecinho, quando ainda estava aquela briga (pelos direitos de transmissão). Recebi um telefonema, dizendo que eu ia ser contactado. Depois, não me ligaram mais - relatou o presidente do América, Marcos Salum.
O presidente do Atlético Goianiense, Valdivino José de Oliveira, garante que não houve conversas com a Globo sobre os próximos campeonatos nacionais. O Figueirense não respondeu as perguntas de Terra Magazine. Atualmente, a menor cota de um membro do C13 é cerca de 30% superior ao de um participante da Série A que não seja associado a esta confraria. Por ora, continua indefinido o tamanho do abismo que será adotado a partir de 2012.

Nenhum comentário: