sexta-feira, setembro 02, 2011

Prefeito de Ilhéus visita instalações da mineradora Mirabela do Brasil


A convite da diretoria da Mineração Mirabela, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assim como vários representantes de segmentos organizados da sociedade, realizaram durante toda a última quinta-feira (1º), uma visita às instalações da mineradora Mirabela do Brasil. A empresa explora níquel no município de Itagibá, e, desde o início do ano realiza exportações para a Finlândia através do Porto do Malhado, em Ilhéus.
Considerada a maior descoberta de níquel sulfetado do mundo nas duas últimas décadas, a mina da Mirabela, de acordo com Cláudio Lyra – Diretor de Apoio Operacional –, conta com reserva estimada em 120 milhões de toneladas e uma vida útil de 23 anos, mas, os estudos recentes provaram que poderá se estender por um prazo de quase 50 anos. Atualmente a empresa gera 860 empregos diretos e outros 1.200 indiretos, sendo a grande maioria dos funcionários oriundos dos municípios circunvizinhos.
Com relação ao embarque da produção pelo Porto do Malhado, Cláudio Lyra solicitou do prefeito Newton Lima o apoio necessário junto à Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), para que a exportação do níquel não sofra problemas de continuidade, uma vez que a cada mês aumenta ainda mais as toneladas exportadas para a Finlândia. Tanto que em janeiro desde ano foram embarcadas quatro mil toneladas; em abril, oito; e para dezembro a previsão é que passe para 12 mil toneladas/mês.
Newton Lima adiantou que na próxima semana, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça, manterá contato pessoal com a direção da Codeba, em Salvador, para tratar do assunto, salientando que considera a utilização do porto local pela Mirabela como um fator importante não só para a manutenção e crescimento do terminal marítimo, como também no que se refere a abertura de novos empregos.

Histórico
Embora tenha vencido a licitação em 2003, a Mirabela só iniciou a fase de produção em 2010, pois os anos anteriores foram utilizados para implantar a empresa e cumprir com as demandas legais, a exemplo do Ibama. Assim mesmo, já está com toda sua produção vendida até 2014 para a Votorantin, no mercado interno, e para a Norilsk, no externo, atendendo cada uma com 50% da produção. A meta para 2012 é atingir 25 mil toneladas.
Além do prefeito Newton Lima e do secretário Alisson Mendonça, também estiveram visitando a empresa Mirabela a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Nádia Arolo; presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Nilton Cruz; José Izaias Mascarenhas, da ZPE; José Antônio Correia, Inspetor da secretaria estadual da Fazenda; Alex Magalhães Almeida e Ricardo Gomes, ambos da AF Ambiental; Tânia Amado, Anvisa; Soane Gomes e Otoniel Costa, os dois da secretaria municipal de Planejamento.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Nenhum comentário: