sexta-feira, setembro 16, 2011

Secretaria de Educação promoveu formação para educadores infantis

Intitulado com o tema “Ler e Ser”, o projeto desenvolvido pela Editora Humanidades foi apresentado nesta quinta-feira (15), no auditório Pau Brasil, do Hotel Tarik Fontes, aos professores de três unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itabuna, que receberão exemplares de livros paradidáticos infantis, a partir da próxima segunda-feira (19). Durante o encontro, foram realizadas oficinas, onde os profissionais receberam orientações de trabalho com o material a ser utilizado em sala de aula.
O projeto foi aderido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da parceria com a Secretaria de Educação e contemplará inicialmente, crianças na faixa etária de quatro e cinco anos do Centro Municipal de Educação Infantil Gilnunesmaia, da Escola Pé no Chão e do Centro Comunitário Irmã Margarida, onde serão feitas as aplicações, o desenvolvimento e, no final uma avaliação para verificar a possibilidade de ampliação para toda a Rede.
A divulgação do material e formação dos professores foi coordenada pela supervisora da Editora Humanidades, Vanilda Lacerda, que defendeu a necessidade de co-participação das crianças no desenvolvimento do projeto, que será coordenador pelo docente.
“Os livros para-didáticos tem o ponto alto no trabalho de co-autoria, sendo o diferencial dos outros livros de literatura, porque eles fazem com que a criança trabalhe em parceria com o autor. O livro desenvolve o sistema de pertencimento, a autonomia, a criticidade, a ludicidade. Além disso, ele trabalha com o professor, os temas universais, os valores humanos, que tanto precisamos”, declarou Vanilda.

Formação

De acordo com a Assessoria da Educação Infantil, Juliana Martins, o material contém temáticas que envolvem o cotidiano das crianças de quatro e cinco anos, além de abarcar questões ligadas ao Meio Ambiente, Inclusão Social, Diversidade, Identidade, entre outros assuntos, que com o auxílio de um profissional de educação, serão capazes de formar um leitor crítico e reflexivo.
Os livros serão entregues nas escolas a partir desta segunda-feira, quando cada criança receberá seu kit de estudos. Na conclusão do trabalho será feito uma avaliação com as escolas que aderiram o projeto para verificar os pontos positivos, já que a pretensão é estendê-lo para toda a Rede Municipal de Ensino.

Nenhum comentário: