terça-feira, setembro 20, 2011
Zélia Gattai e Nise da Silveira serão tema de palestras no Espaço Goca Moreno
Dentro da programação da 5ª Primavera dos Museus, que está se realizando até domingo (25), a professora Eliane Sabóia vai proferir duas palestras no Espaço Goca Moreno da Casa de Arte Baiana, na Rua Antonio Lavigne de Lemos, Centro, em Ilhéus. Quinta-feira (22) focaliza a vida e a obra da escritora Zélia Gattai e sexta-feira (23) discorrerá sobre a Dra. Nise da Silveira, psiquiatra, pioneira no estudos da Psicologia Analítica no Brasil, preconizados por Carl Gustav Jung.
Nise da Silveira é natural de Alagoas, graduou-se médica pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1926. É reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho humanitário e criação da seção de Terapêutico Ocupacional e de Reabilitação, junto aos internos, esquizofrênicos do então Centro Psiquiátrico Pedro II, atual Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, no bairro Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro.
Nise possibilitou a criação de Arte Terapêutica no Museu, ateliês de arte e oficinas implantadas também na Casa das Palmeiras, instituição criada por ela e seus colaboradores voluntários, situada na Rua Sorocaba, Botafogo, também no Rio de Janeiro, em regime de externato, cuja meta principal é de evitar reinternações. A casa é mantida com a colaboração de amigos, sócios e clientes que pagam de acordo com as suas possibilidades.
Eliana Sabóia
Eliane Sabóia é membro da Academia de Letras de Ilhéus, apoiadora cultural dos três Eventos. Professora Aposentada pela Universidade Federal Fluminense e, como Bibliotecária, pelo Ministério da Educação e Cultura. Tem trabalhos publicados pelo Centro de Pesquisas do Cacau, com dissertação na qual fez estudos de 25 anos de literatura de cacau, em nível internacional, na área de Bibliometria, repetidos em igual período nas áreas de Oncologia e Cancerologia, publicados pela Revista Brasileira de Cancerologia do Instituto Nacional de Câncer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário