domingo, outubro 02, 2011

30% dos prefeitos do RS já admitem concorrer

Se as eleições municipais fossem neste domingo, pelo menos 145 prefeitos gaúchos disputariam nas urnas um novo mandato. O número representa 30% dos atuais administradores. Um levantamento feito por Zero Hora nas últimas duas semanas, nos 496 municípios do Estado, mostra que outros 130 prefeitos se declararam indecisos e tendem a entrar na briga para se manter no poder.
Os demais administradores estariam fora da disputa: 178 cumprem o segundo mandato consecutivo e, por isso, não podem concorrer, e 43 declararam que não pretendem disputar o pleito. Se optassem por testar nas urnas a avaliação de suas administrações, esses últimos poderiam ter sucesso, de acordo com as estatísticas.
Desde 2000, o percentual de prefeitos gaúchos reeleitos variou entre 61% e 69%. Na avaliação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o pleito de 2008 é considerado histórico. Um estudo realizado pela entidade revela que 66,8% dos administradores saíram vitoriosos nas urnas em todo o país. Neste ano, diz a CNM, 3.290 dos 5.565 prefeitos brasileiros têm condições de disputar um novo mandato.
– Na prática, temos mandatos de oito anos, com uma avaliação a respeito dos resultados no meio – diz o cientista político Emerson Cervi, da Universidade Federal do Paraná.
O eleitor também costuma levar em conta a sua situação econômica na hora do voto. Se está bem, ele tende a reeleger o prefeito, diz Cervi. O professor aponta outro dado curioso: de 20% a 30% dos prefeitos com baixa avaliação tendem a não concorrer novamente, temendo vexame nas urnas.

Nenhum comentário: